Educação | Notas

Programação online marca o Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Change Size Text
Programação online marca o Dia Estadual do Patrimônio Cultural Cartaz. Foto: Sedac/Divulgação

Uma extensa programação vai marcar as comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que este ano terá como tema Narrativas abrangentes: memórias e identidades e vai debater os diferentes aspectos da cultura gaúcha, tais como as criações artísticas e científicas, os saberes tradicionais, as celebrações e os lugares.

A programação ocorre durante todo o mês de agosto, com atividades online disponibilizadas por mais de 50 municípios e pode ser conferida em www.cultura.rs.gov.br/programacao – no endereço também está disponível um mapa interativo. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), a data se adapta ao cenário de distanciamento social e apresenta uma proposta de programação virtual.  

— Esta é uma edição marcada pela reinvenção. A situação de pandemia nos levou a propor atividades em nível digital, como forma de garantir a segurança de todos perante o risco de contaminação pelo coronavírus. Mas a adesão dos municípios e instituições nos mostra que as comemorações serão tão ricas e diversificadas quanto às de 2019 — garante a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril de 2019, que institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e diretor da instituição por 30 anos.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?