Dança | Notas | Performance

Projeto de dança gaúcho Carne Digital representará o Brasil no Being Human Festival de Londres

Change Size Text
Projeto de dança gaúcho Carne Digital representará o Brasil no Being Human Festival de Londres Anima Companhia de Dança. Foto: Rene Palma

No dia 12 de novembro, o projeto Carne Digital participará do Being Human Festival de Londres, na mostra de processos Global Dance Collaboration in the Metaverse, com as coreografias Alma Negra, do Afro-Sul Grupo de Música de Dança, e Weaving through the Space Mass, da Ânima Companhia de Dança

O MOCAP: Cruzando Fronteiras e Interrogando Geografias da Dança foi o único projeto brasileiro selecionado entre 160 inscritos para o Goldsmiths Mocap Streamer, financiado pelo AHRC/Reino Unido, University of London. 

Coordenado pela bailarina e professora da UFRGS Mônica Dantas, o MOCAP é uma residência artística que utiliza motion capture (captura de movimento) e transmissão ao vivo para coreografias de Iara Deodoro e Eva Schul. Por meio de dois equipamentos portáteis, doados pelo Goldsmiths Mocap Streamer, os dados cinemáticos coletados são transformados em avatares dançantes em ambientes criados pelo artista digital Pedro Rocha.

Durante sete meses, bailarinos do Afro-Sul e da Ânima participaram de sessões de motion capture, visando a criação de duas obras coreográficas para o metaverso. Também foram realizadas improvisações em live streamer com grupos da Índia e do Reino Unido, além de sessões de compartilhamento dos processos de criação. 

A próxima etapa do projeto prevê a documentação e análise de cada uma das técnicas de dança desenvolvidas por Iara e Eva.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?