Cultura | Música | Notas

Projeto Sonoridades terá apresentações de música instrumental no teatro do CHC Santa Casa

Change Size Text
Projeto Sonoridades terá apresentações de música instrumental no teatro do CHC Santa Casa Foto: Carol Fornasier/Divulgação

Com o objetivo de valorizar e difundir a música instrumental, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa lançou neste domingo (5/6) o projeto Sonoridades. A programação conta com dez espetáculos nacionais e internacionais de música erudita e do choro e será inteiramente gratuita, além dos dois que já foram apresentados na abertura. As apresentações acontecem mensalmente, alternando os dois estilos musicais, de julho de 2022 a abril de 2023.

Para abrir a série de apresentações, no dia 17 de julho, o projeto traz ao palco do Teatro do CHC a cantora lírica Carla Maffioletti e a Orquestra Ontoarte. Com carreira internacional construída e consolidada na Europa, a gaúcha – hoje radicada na Holanda – é conhecida pela versatilidade artística, com participação por doze anos como solista do famoso violinista neerlandês André Rieu e sua orquestra, além de sete anos de carreira em teatros de ópera europeus, entre eles o teatro de Lucerna na Suíça.

Estão confirmados ainda a pianista franceses Jodyline Gallavardin, numa parceria com a Aliança Francesa e Embaixada da França, o renomado bandolinista Hamilton de Holanda e o cravista gaúcho Fernando Cordella, com seu grupo, considerado um dos principais nomes da sua geração na América Latina. A programação também será integrada por três grupos selecionados por meio de editais públicos, que serão lançados em breve: um para a seleção de uma orquestra de câmara e outro para dois grupos de choro.

A curadoria do projeto Sonoridades é de Vagner Cunha (orquestras) e Márcio Gobatto (choro). Além dos shows presenciais, ainda haverá um curso virtual para artistas e apreciadores de choro, com teoria e prática, comandado por Arthur de Faria e Luiz Machado.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?