Notas

Virada Sustentável Porto Alegre em novo formato

Change Size Text
Virada Sustentável Porto Alegre em novo formato Fanfarra Probloco. Foto: Rose Paz/Divulgação

Com o tema Refuturo: repense, recrie, regenere 2020, a Virada Sustentável Porto Alegre se reinventou e se adequou às novas práticas trazidas pela pandemia. Inicialmente previsto para ocorrer em abril, o evento, em novo formato, será realizado entre os dias 25 de outubro e 22 de novembro

Serão mais de 90 atividades, que vão desde debates ligados à economia circular, campo e sustentabilidade até iniciativas de arte, como grandes instalações ao ar livre, shows exibidos ao vivo pela internet e TVE e mostra de curtas-metragens infantis. As iniciativas foram selecionadas em dois editais, o Socioambiental Badesul e o Cultural.

A abertura será no dia 31 de outubro com o Espetáculo Audiovisual, produzido pela Estação Filmes, seguido dos concertos da Sbórnia Kontr’Atracka, da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e da Fanfarra PróBloco.

Antes disso, entre os dias 25 e 29 de outubro, irá ocorrer uma avant-première que inclui drive-in gratuito da Mostra Semente, com curtas-metragens voltados ao público infantil, e exibição das produções no canal do YouTube da iniciativa, além de um Seminário de Alimentação Escolar.

Sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) irão pautar os temas em destaque. Entre eles, fome zero e agricultura sustentável, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima.

Os ecopontos, antes totalmente físicos, desta vez estarão nas redes sociais, em cinco grandes instalações de arte urbana ao ar livre, na TVE e na FM Cultura. O evento, agora se transforma em uma jornada de quatro finais de semana costurados por drops de conteúdo ao longo dos dias.

Com estúdio próprio de gravação, a Virada irá exibir ao vivo ou produzir previamente materiais audiovisuais que poderão ser acessados via redes sociais ou acompanhados pela TVE e FM Cultura. Toda a programação é gratuita.

— O Festival Virada Sustentável de Porto Alegre demonstra toda a sua resiliência, adaptando-se à transmissão on line e ao vivo da maior parte de suas atividades artísticas e também promovendo uma série de obras de arte urbana em locais de grande movimentação cotidiana na cidade, com objetivo de aumentar a conscientização em relação à sustentabilidade e propagar para mais longe as mensagens de conscientização para a causa da sustentabilidade e de promoção da Agenda 2030 da ONU, que são seus principais objetivos — comenta Vitor Ortiz, um dos coordenadores.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?