Reportagens

Arte e Acesso: Itaú Cultural mapeia artistas com deficiência em plataforma virtual

Change Size Text
Arte e Acesso: Itaú Cultural mapeia artistas com deficiência em plataforma virtual Reprodução: Itaú Cultural

O site Arte e Acesso – Portfólio Coletivo de Artistas com Deficiência foi lançado na última sexta-feira (26/11) durante a quinta edição de festival Entre Arte e Acesso, realizado pelo Itaú Cultural. A plataforma mapeia pessoas com deficiência atuantes em diferentes áreas e linguagens artísticas, reunindo atualmente cerca de 50 perfis. O projeto visa incentivar programadores, curadores e produtores a ampliar a presença desses artistas em suas atividades.

“O Itaú Cultural firmou há alguns anos um compromisso com a acessibilidade. Isso se oficializa em 2012, dentro do Núcleo de Educação, quando começamos a oferecer conteúdos em libras nas exposições e contratamos uma educadora surda. Depois desse primeiro passo, as ações de acessibilidade se expandiram. Hoje oferecemos interpretação em libras em todas as nossas programações e acessibilidade ao público cego – com peças, pisos e mapas táteis e audiodescrição”, explicou Vinícius Magnun, produtor do Núcleo de Educação e Relacionamento da instituição, na live de lançamento do site.

No momento, a plataforma reúne cerca de 50 perfis de 13 estados, como o do realizador audiovisual Victor Di Marco, primeiro nome do Rio Grande do Sul a integrar o portfólio. Di Marco tem paralisia cerebral e codirigiu o curta O que Pode um Corpo? (2020) – ao lado de Márcio Picoli –, que estreou no 31º Curtas Kinoforum, e atualmente desenvolve o longa Nós a Sós, além de produzir conteúdos sobre capacitismo.

Santa Catarina conta atualmente com dois perfilados: o duo A Corda em Si (Mateus Costa e Fernanda Rosa, ambos com deficiência visual), e o poeta surdo Gustavo Gusmão Ferreira. Também estão inscritos na plataforma artistas como a drag queen surda Kitana Dreams (Rio de Janeiro), a poeta e ativista do movimento de mulheres negras surdas Priscila Leonnor (Bahia) e o trio de artistas gráficos autistas Irmãos Mamedes (Minas Gerais).

O festival Arte e Acesso também promoveu a apresentação de 15 trabalhos selecionados em edital voltado a artistas e pesquisadores com deficiência, visando dar visibilidade a esses profissionais e debater questões de acessibilidade no campo da arte e da cultura – assista às atividades e apresentações no canal de YouTube do Itaú Cultural, com interpretação em libras, audiodescrição e estenotipia.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?