Matinal News

Porto Alegre volta à bandeira laranja

Change Size Text
Porto Alegre volta à bandeira laranja Bandeiras revistas em 31/8/20. Gráfico: Governo do RS

O que você precisa saber hoje

Porto Alegre volta à bandeira laranja – Ainda que venha mantendo uma taxa de ocupação geral de leitos de UTI perto de 90% – com mais ou menos metade dos pacientes em tratamento da Covid – Porto Alegre está de volta à bandeira laranja do distanciamento controlado. A Capital melhorou a sua condição após pouco mais de dois meses sendo classificada como área de alto risco de contaminação de coronavírus. A nova situação, porém, não deve ter impacto imediato no afrouxamento de restrições. O mapa para esta semana apresentado pelo Governo do Estado incluiu apenas quatro regiões (Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa) na bandeira vermelha. O restante ficou na laranja. O plano do Piratini chega hoje à sua 17ª semana, com mais algumas mudanças em protocolos, estabelecendo regras para espetáculos drive-ins, esportes, clubes sociais e para as convenções partidárias. 

Comércio em Porto Alegre reaquecendo (e querendo mais) – As vendas no comércio não-essencial em Porto Alegre aumentaram em 50% desde a reabertura, no início do mês. O desempenho, detalhado ontem pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, deverá servir de argumento para o pedido de ampliação do horário do funcionamento do comércio. A proposta será levada hoje durante reunião com prefeito da Capital, Nelson Marchezan Jr. (PSDB). A ideia é abrir também aos sábados, com as lojas de rua funcionando das 10h às 18h e, nos shoppings, do meio-dia às 20h. Restaurantes também ganhariam mais tempo de funcionamento: do meio-dia às 22h.

Quase um terço das escolinhas diante do colapso – O caso da Escolinha Pato, que encerrou suas atividades por tempo indeterminado após cinco décadas de funcionamento, não deverá ser exceção. De acordo com o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), 690 das 2,3 mil escolas privadas de educação infantil no Estado não deverão retomar suas atividades imediatamente (🔒), ainda que sejam autorizadas pelo Governo do Estado. O sindicato apontou um efeito cascata. Nas suas contas, cerca de 90 mil famílias de alunos perderam renda, o que compromete o pagamento da mensalidade da escolinha, cuja presença não é obrigatória nos primeiros anos. Em consequência, o órgão projeta a demissão de 6,5 mil professores, que, em quase sua totalidade, são mulheres. O governador Eduardo Leite se reúne hoje com prefeitos para propor a retomada na primeira quinzena do mês, começando pela educação infantil.

CPI pede indiciamento de Marchezan – Como previsto, a situação de Nelson Marchezan Júnior junto à Câmara Municipal piorou nessa segunda-feira. A CPI sobre a gestão do tucano – que teve início no ano passado e é um processo em paralelo ao do impeachment – aprovou o relatório que pede o indiciamento do prefeito por seis infrações: advocacia administrativa, tráfico de influência, improbidade administrativa, corrupção passiva, dispensa de licitação e conflito de interesses. Além dele, o relatório do vereador Wambert Di Lorenzo (PTB) também pediu indiciamento do secretário municipal de Relações Institucionais, Christian Lemos, e do empresário Michel Costa, que foi diretor da Procempa e presidente do Conselho de Administração da Carris. Marchezan, mantendo o tom bélico, afirmou que o documento “apresenta denúncias requentadas e já arquivadas pelo MP e TCE”. O prefeito procurou ressaltar a narrativa de que os vereadores procuram tirá-lo da disputa eleitoral e atacou o relatório: “Será mais um que fará parte dos arquivos inúteis do Legislativo”.

Sem interesse na orla – Enquanto os porto-alegrenses estão contando os dias para voltar a frequentar a Orla do Guaíba, a iniciativa privada não está interessada na área. Lançado em julho, o edital que prevê a concessão do trecho 1 da orla (que vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias) e do Parque Harmonia não atraiu interessados durante a cerimônia de recebimento das propostas, realizada ontem. Agora, a prefeitura estuda relançar o edital ainda este mês com modificações que tornem a concessão mais atraente. Enquanto isso, permissionários do restaurante dos bares da Orla penam há dois meses com o fechamento do trecho mais movimentado, e aguardam ansiosos que a flexibilização das atividades comerciais, atualmente em curso em Porto Alegre, chegue até eles.(🔒) Enquanto isso, o edital para o trecho 2 da orla, que vai da Rótula das Cuias até o Arroio Dilúvio, não deve ser sair este ano. Interrompido em março para ajustes um dia antes da abertura dos envelopes, o edital previa até uma roda gigante.

Outros links:


Barão de Cotegipe. Foto Wikimedia Commons

Cotegipe, o barão questionado

Você não precisa mais esperar pelo sábado para se deliciar com conteúdos inéditos da revista Parêntese. A partir de hoje, nossos leitores passarão a encontrar textos exclusivos no site ao longo da semana. Quem inaugura a novidade é o Cristiano Fretta, que escreveu sobre o Barão de Cotegipe e a polêmica em torno da rua que leva o seu nome, um dos poucos senadores a votar contra a Lei Áurea. “Em uma época em que o fascismo não se esconde mais por trás de pragmatismos políticos, mas sim mostra com toda nitidez seu rosto monstruoso e retorcido, em uma época em que é necessário mobilizar milhares de pessoas para que se diga o óbvio, que vidas negras importam, substituir o nome de uma rua como demonstração de poder simbólico chega a ser o mínimo esperado como evidência de força frente a um reacionarismo fascistoide que corrói o nosso estado democrático de direito.”

Leia o ensaio completo aqui.


Cultura

Longa jornada noite carioca adentro

Foto: Miguel Vassy/Divulgação

Lançado na plataforma GloboPlay e nos drive-ins Go DreamBreve Miragem de Sol (2019), novo filme do diretor Eryk Rocha – filho do também cineasta Glauber Rocha –, conta a história de um homem (Fabricio Boliveira) que busca se reinventar após ficar desempregado e separar-se em seguida da mulher, começando a dirigir um táxi nas noites cariocas. Como em trabalhos anteriores do realizador, a cidade do Rio de Janeiro é mais do que cenário: é também uma presença que condiciona os estados de ânimo e as ações dos personagens e disputa com eles a atenção do espectador. Confira a resenha completa do Roger Lerina.

Agenda

O escritor Charles Bukowski, que completaria 100 anos em 2020, é o tema do Sarau Elétrico desta terça, às 21h. Os convidados da noite são o poeta Pedro Gonzaga –  que traduziu os principais livros do velho safado, como era conhecido o escritor – e a cantora Cida Moreira.

A série Dança do projeto #EmCasaComSesc apresenta novas montagens hoje e quinta-feira, sempre às 21h30.

distanciamento social é objeto de investigação do festival virtual Curta Quarentena, que reúne 267 curtas-metragens de até cinco minutos produzidos por profissionais do setor audiovisual durante a pandemia. 

A banda Francisco El Hombre lançou o clipe de Bebemorando, que integra homenagem aos 110 anos de Adoniran Barbosa.

Mais dicas culturais? Acesse aqui.


Você viu?

A ideia era pedalar de São Jerônimo até Florianópolis, ficar um mês e voltar. Mas a vida sobre duas rodas conquistou Juliano Costa e, desde 2017, ele e sua bike já percorreram mais de 30 mil quilômetros. Na mochila, o auxiliar de cozinha carrega apenas uma barraca e um fogareiro. Com essa bagagem compacta, já foi três vezes ao Uruguai, pedalou pela Argentina e viajou por quase toda a costa brasileira. A grana curta nunca foi empecilho: ele se vira com bicos como de garçom e conta com a solidariedade de terceiros que, por meio de um aplicativo, recebem aventureiros como ele.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.