Eleições 2022 | Reportagem

Disputa estável torna Leite favorito ao Piratini, apontam cientistas políticos

Change Size Text
Disputa estável torna Leite favorito ao Piratini, apontam cientistas políticos Foto: Gustavo Mansur / Divulgação

Especialistas citam desunião da esquerda como fator relevante na eleição para governador e divisão da direita como incentivo ao voto útil na corrida para senador

Cientistas políticos ouvidos pelo Matinal avaliam que o cenário da disputa para governador no Rio Grande do Sul é estável, com o candidato Eduardo Leite (PSDB) favorito ao Piratini em uma eleição com 2º turno. Segundo os especialistas, a corrida ao Senado está aberta com o bom desempenho de Olívio Dutra (PT) nas pesquisas, equilibrando forças principalmente com Ana Amélia Lemos (PSD).

A análise dos pesquisadores está de acordo com as últimas pesquisas Ipec no RS, divulgadas na sexta-feira. Na disputa para governador, Leite tem 38%, Onyx Lorenzoni (PL) soma 26% e Edegar Pretto (PT) aparece com 10%. Na corrida para senador, Olívio tem 28%; Ana Amélia soma 25% e Hamilton Mourão (Republicanos) alcança 19%. 

A reportagem do Matinal conversou na semana passada com Benedito Tadeu César, professor aposentado de Ciência Política da UFRGS e diretor da Rede Estação Democracia; Céli Pinto, professora emérita da UFRGS e doutora em Ciência Política; Rodrigo Gonzalez, professor do departamento de Ciência Política da UFRGS; e Augusto Neftali de Oliveira, professor da Escola de Humanidades da PUCRS. Na semana passada, o Matinal publicou uma análise deles a respeito do cenário nacional

“Se tivesse que mudar, já teria mudado”

“As candidaturas do PT deram certo no RS quando o campo trabalhista, com PDT e PSB, conseguiu atrair o centro. Isso só acontece quando esses partidos estão unidos. E eles se dividiram completamente nesta eleição”, disse César. Para o pesquisador, Leite conseguiu atrair votos que seriam de Luis Carlos Heinze (PP) por conta de sua boa relação com os prefeitos. Além disso, na opinião do especialista, o argumento de que Leite renunciou ao mandato, que poderia prejudicar o tucano, “não colou”.

“O cenário no RS, se tivesse de mudar, já teria mudado”, afirmou a professora Céli. “A única dúvida que ainda existe é quem será o senador”. Para ela, a figura de Olívio Dutra colocou a esquerda em condições de fazer uma disputa acirrada com a grande força do polo da direita, que, na opinião da professora, é a candidata Ana Amélia Lemos. 

Fragmentação de candidaturas

Oliveira avalia que a campanha de Edegar Pretto ao Piratini não conseguiu se conectar com o nome de Olívio e de Lula a ponto de fazer seu nome crescer nas pesquisas. De acordo com o cientista político, a falta de levantamentos eleitorais dificulta a análise, mas a impressão é de que o eleitor gaúcho tenta casar votos em Lula e Leite. “Se o Edegar conseguisse capturar uma parte desses votos poderia fazer uma votação melhor e alcançar o Onyx”, observou.

Gonzalez citou a divisão do campo bolsonarista como uma vantagem a Eduardo Leite e a Olívio, ressaltando as chances de vitória mais claras ao candidato do PSDB. “O Leite tem uma condição real de chegar no 2º turno e vencer. Temos uma situação de muito mais fragmentação das outras candidaturas. De 1994 a 2014, a eleição aqui foi polarizada entre direita e esquerda. Esta não é tão polarizada”, afirmou. Para o Senado, a divisão na direita abre espaço ao voto útil, segundo ele. “Eventualmente, um eleitor do PSB e de outros grupos vai dizer que importante é derrotar o bolsonarismo”. Gonzalez lembrou que o voto para cargos legislativos costuma ser decidido mais perto da eleição.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.