Matinal News

Instalação de contêiner sob viaduto coloca em risco distribuição de marmitas na Capital

Change Size Text
Instalação de contêiner sob viaduto coloca em risco distribuição de marmitas na Capital Foto: Divulgação/SMSURB/PMPA

A coordenadora do projeto PF das Ruas, Rose Carvalho, foi surpreendida última quarta-feira pela instalação de um contêiner no Viaduto Imperatriz Leopoldina, na área em que ela usava para guardar e distribuir cerca de 1,2 mil marmitas todos os sábados pela manhã. Vencedor de um edital para revitalizar o viaduto, o casal Joice Eltz e Danúbio da Silva planeja abrir nas próximas semanas o Xis da Imperatriz, prevendo mesas para 100 pessoas, restauração das rampas de skate e compra de refletores. Há quase sete anos no viaduto, Rose estranhou que a Prefeitura não tenha entrado em contato para alertá-la. “O trabalho que o PF presta para pessoas em situação de rua é muito importante para ser tirado daqui. Este é um lugar que considero público, para simplesmente ser privatizado e as pessoas serem retiradas.” A proprietária do novo negócio confia em uma solução boa para todos: “O trabalho (do PF das Ruas) é lindo, super apoiamos. É um trabalho muito bem organizado”. A lei que permite a exploração comercial do espaço foi aprovada na Câmara em novembro de 2021, em projeto de lei de autoria dos vereadores Mauro Pinheiro (PL), Ramiro Rosário (PSDB), Alexandre Bobadra (então no PSL), Comandante Nádia (à época no DEM, hoje no PP) e Fernanda Barth (antes PRTB, hoje PSC).

Fórum Social Mundial começa nesta segunda em Porto Alegre – Centrais sindicais e movimentos sociais realizam até o próximo sábado, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial (FSM) de 2023. Com o tema Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta –Outro Mundo É Possível, o evento se contrapõe à agenda econômica do Fórum Econômico Mundial, que ocorre no mesmo período em Davos, na Suíça. “Vivemos uma mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é de resgate de direitos, é em defesa do meio ambiente, mas só será concreta se houver organização e mobilização da sociedade”, afirma o secretário de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo. A primeira edição do evento, em 2001, foi sediada em Porto Alegre e evidenciou a capacidade de mobilização da sociedade civil, reunindo cerca de 20 mil pessoas de 117 países.

Em visita ao RS, Lupi debate comando do PDT gaúcho e redução da fila do INSS – O ministro da Previdência e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, esteve na sexta-feira em Capão da Canoa para debater o comando da sigla no Estado. Com convenção marcada para março, o PDT gaúcho quer recuperar protagonismo nas disputas de 2024. Entre os nomes que circulam para assumir a sigla está o de Romildo Bolzan Júnior, ex-presidente do Grêmio. No dia seguinte, em Porto Alegre, Lupi participou de uma homenagem aos 101 anos do nascimento de Leonel Brizola, onde projetou metas para os 100 primeiros dias à frente da pasta da Previdência, incluindo a redução da fila do INSS e a criação de um cartão de identificação centralizando dados de todos os segurados. “Não vai dar para zerar e não podemos trabalhar com promessas mentirosas. Isso (zerar a fila) eu consigo até o final do ano”, afirmou, lembrando que essa é uma exigência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Passeios do Viaduto Otávio Rocha têm piso retirado com britadeiras

O som de britadeiras no Centro Histórico chamou a atenção na semana passada. Os equipamentos foram utilizados para retirar o piso dos passeios do Viaduto Otávio Rocha, nas obras de revitalização que ocorrem desde o fim do ano passado. Não demorou para que as fotos dos operários trabalhando no local levantassem discussões em grupos de moradores no WhatsApp. Não estariam eles destruindo ou descaracterizando um dos principais patrimônios públicos de Porto Alegre?

Consultada, a Prefeitura garantiu que não. E salientou, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, que “a preocupação do projeto de restauração do viaduto é garantir sua arquitetura original, sua exata volumetria, suas texturas e a mesma tipologia de seus materiais originais constituintes”. O trabalho ainda deve se estender até o primeiro semestre de 2024.

Para aprofundar o debate acerca da intervenção, o Matinal ouviu dois especialistas, o arquiteto Lucas Volpatto e a professora da UFRGS Martina Lersch. Eles comentam a obra feita em um dos patrimônios mais icônicos de Porto Alegre, um “organismo vivo” em transformação, que carrega a afeição dos porto-alegrenses por ser “um lugar que identifica o Centro”.

A reportagem completa traz à tona o debate sobre o patrimônio da Capital. 

Leia a reportagem completa


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Tragédia ianomâmi

Em meio a tudo isso, o presidente foi visitar ianomâmis, em Roraima. As imagens que surgiram são devastadoras: indígenas esqueléticos, raquíticos, desnutridos, doentes, abandonados, vítimas da fome e da falta de cuidados adequados, cenas que muitos só haviam visto, anos atrás, em reportagens sobre a Etiópia ou em filmes sobre campos de concentração nazistas. A dor dos ianomâmis retrata o Brasil que Jair Bolsonaro e o bolsonarismo esconderam enquanto passavam a boiada, pois tudo fizeram para favorecer desmatamento e garimpo na Amazônia. Isso não é crime? Homens e mulheres reduzidos a uma condição indigna.

Como foi possível que se tenha eleito Jair Bolsonaro uma vez? Como foi possível que se quisesse reelegê-lo? Como foi possível que a situação dos ianomâmis permanecesse invisível?

Leia neste link a coluna completa


Cultura

“Pulse”: Rogério Nazari e Telmo Lanes atualizam trajetórias no MARGS

Foto: Arquivo pessoal / Rogério Nazari e Telmo Lanes

Os artistas visuais Rogério Nazari e Telmo Lanes apresentam a exposição Pulse no MARGS, reunindo trabalhos em parceria e individuais produzidos entre 1976 e 2022. O registro de uma performance realizada pela dupla com a banda DeFalla, a participação dos artistas na Bienal de São Paulo de 1987 e a releitura de uma pintura de Pedro Weingärtner são alguns dos destaques da mostra. Leia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Café Fon Fon exibe a exposiçãoRicardo Stricher Homenageia Porto Alegre, às 18h, com show da banda El Trio, às 21h.

Integrando a programação do Porto Verão Alegre, o espetáculo Gratiluz com a Dra Rosângela, do humorista Índio Behn, entra em cartaz de hoje a quinta-feira no Teatro CIEE, com sessões diárias  às 19h e 21h.

O mais recente vídeo do projeto Música no Terraço, da Casa de Cultura Mario Quintana, tem como atração a compositora Paula Posada.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Uma lista da plataforma de viagens Booking apontou que a serra gaúcha é o destino favorito dos viajantes brasileiros quando o assunto é “um bom lugar para relaxar e tomar um vinho nas férias”. Conhecida como a Capital do Vinho, Bento Gonçalves lidera a lista. A cidade possui diversas opções de roteiros incluindo o passeio às vinícolas do Vale dos Vinhedos. Gramado ficou em segundo lugar com destaque para a Rota do Vinho. O ranking conta com mais duas cidades gaúchas entre as 10 primeiras: Caxias do Sul em sexto lugar e Canela em oitavo.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.