Matinal News

Porto Alegre é o município gaúcho com mais mulheres entre os moradores

Change Size Text
Porto Alegre é o município gaúcho com mais mulheres entre os moradores Foto: Brayan Martins/ PMPA

Segundo dados do Censo Demográfico do IBGE, divulgados na sexta-feira, Porto Alegre é a cidade gaúcha com a maior parcela de mulheres na população. Em 2022, a capital tinha 719.538 pessoas do sexo feminino, o que representa 53,99% dos 1.332.845 de moradores. A marca também é estadual: dos 497 municípios, 268 registraram maioria feminina, contra 229 com prevalência masculina. Outro resultado do Censo que merece destaque: o Rio Grande do Sul está entre os estados com o maior percentual de população idosa. A pesquisa indica um envelhecimento da população: o total de idosos com 65 anos ou mais saltou de 14.081.477 em 2010 para 22.169.101 em 2022 – um aumento de 57,4%. O RS tem 14,1% dos seus moradores com 65 anos ou mais, ao mesmo tempo que registra o menor percentual de crianças, e também conta com idade mediana de 38 anos, três a mais do que a idade mediana nacional.

Cai ingresso de estudantes cotistas no ensino superior gaúcho – Em um ano, caiu de 35% para 32,4% a proporção de cotistas em instituições de ensino federais no RS. Os dados se referem aos anos de 2021 e 2022 e constam do Censo da Educação Superior 2022, divulgado neste mês pelo Inep. A queda, apontam especialistas, reflete o efeito da pandemia nas escolas – com prejuízo à preparação para vestibulares e diminuição no número de inscritos para o Enem. O atraso na expansão da rede em tempo integral no estado, combinado a um dos mais altos índices de reprovação no ensino médio registrados no país, resultam em evasão escolar, prejudicando em especial o acesso à universidade de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, grupos aos quais se destina a Lei de Cotas. Em Porto Alegre, como mostrou reportagem da Matinal, cortes em benefícios como a isenção nas passagens de ônibus também dificultam a manutenção dos estudantes no ensino médio


Reportagem Matinal

Após fala de comentarista sobre palestinos, Band encerra programa Hora Israelita

A Rede Bandeirantes decidiu que sua emissora de rádio em Porto Alegre não vai mais transmitir o programa Hora Israelita, que vinha propagando discurso de ódio contra os palestinos. A edição que ocorreria ontem já não foi ao ar. O programa, transmitido aos domingos, existia desde 1946.

A reação do grupo de comunicação veio duas semanas após a Matinal revelar que a comentarista Deborah Srour havia utilizado seu espaço na Hora Israelita do dia 15 para pregar o extermínio da população da Faixa de Gaza. Na ocasião, Srour afirmou que os palestinos são “animais”, que não existem civis inocentes em Gaza e que o Exército de Israel deveria ser “mortífero” contra essa população, sem respeitar qualquer proporcionalidade na resposta ao ataque terrorista promovido pelo Hamas no dia 7 de outubro. 

No primeiro momento, essas afirmações não chocaram a direção da Rádio Band de Porto Alegre, os responsáveis pela Hora Israelita e a Federação Israelita do RS, patrocinadora do programa. Eles minimizaram o episódio e mantiveram a participação de Deborah Srour, que repetiu a retórica no programa do dia 22.

Neste sábado, o vento virou. A Hora Israelita e Deborah Srour informaram pelas redes sociais que a Rede Bandeirantes havia decretado a retirada do programa da grade da Band Porto Alegre, onde estava presente havia mais de duas décadas, depois de ter passado por outras emissoras. Leia a reportagem completa

Melo quer controlar feiras ecológicas por decreto e incluir “atravessadores”

Produtores orgânicos reservaram parte do tempo das vendas na Feira do Bom Fim do último sábado para protestar contra a regulamentação das feiras ecológicas em Porto Alegre. O setor argumenta que a proposta enviada pela gestão de Sebastião Melo (MDB) à Câmara Municipal retira a autonomia dos feirantes e coloca a organização dos espaços nas mãos do governo. Conforme o texto proposto pela prefeitura, a organização, estrutura e funcionamento das feiras ecológicas serão definidas por meio de decreto municipal. O governo diz que o projeto assegura a autogestão das feiras ecológicas, ainda que “resguardadas as competências do Executivo Municipal”. A Câmara já começou a debater o projeto de lei, protocolado em 19 de outubro. Na primeira semana em tramitação, já obteve parecer favorável da Procuradoria-Geral do legislativo. 


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Exposição cancelada no MACRS: artista e curadores alegam censura

Artista do cinema e das novas mídias, André Parente é também professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desmonumento, uma exposição dele, com curadoria de Ana Maio, Laura Cattani e Munir Klamt, deveria estrear no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), na Casa de Cultura Mário Quintana, em 20 de julho deste ano. Não aconteceu. Segundo o artista e os curadores houve censura por razões políticas.

Leia a coluna completa.


Cultura

Encontro de Armandinho e Yamandu é alquimia musical

Bagual Produções e Eventos/Divulgação

A amizade antiga entre Yamandu Costa e Armandinho Macêdo finalmente foi selada em disco. Disponível desde o último dia 13 nas plataformas de streaming, Encontro das Águas reúne dois dos maiores virtuosos da música instrumental brasileira – o gaúcho brilhando no violão de 7 cordas, o baiano voando no bandolim de 10 cordas. Leia a entrevista dos músicos a Roger Lerina

Agenda

O projeto Solo Piano apresenta o pré-lançamento do álbum Obras Completas para Piano (1985-2022), de Dimitri Cervo, às 12h30, no Centro Cultural da UFRGS.

Às 17h30, a artista Patrícia Langlois inaugura a exposiçãoFios que Contam – Ilustrações em Lã na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde.

Festival Turá anunciou os horários das apresentações, que serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro, incluindo nomes como Alceu Valença, Caetano Veloso e Emicida.

Estão à venda os ingressos para o show de Jorge Drexler, no dia 11 de novembro, no Gigantinho, em novo horário:às 21h.

Com trailer oficial, o filme Grande Sertão, dirigido por Guel Arraes, que assina o roteiro junto com Jorge Furtado, vai estrear no Festival de Tallinn, na Estônia, em 10 de novembro.

Veja a agenda completa


Você viu?

Mesmo com o sol forte e a temperatura beirando os 30°c, a primeira Marcha do Hip-Hop reuniu centenas de pessoas na tarde de ontem na capital. A caminhada começou no Mercado Público, passou pelo Parque Harmonia, onde estava rolando a 9ª edição do Rap in Cena, maior festival da cultura hip hop no Brasil, e seguiu para a Redenção. A marcha contou com discursos de representantes políticos e de movimentos sociais em cima de um caminhão, que conduziu a passeata. Um dos organizadores do evento, Rafa Rafuagi, destacou que a mobilização “tem o intuito de homenagear o cinquentenário da cultura hip hop, além de unificar as periferias em torno de um projeto comum”. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.