Matinal News

Repasse federal para auxiliar transporte público da Capital é insuficiente, diz secretário

Change Size Text
Repasse federal para auxiliar transporte público da Capital é insuficiente, diz secretário

Porto Alegre consta entre os 573 municípios contemplados com verba do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para investimento em transporte coletivo. O auxílio de 25 milhões de reais deve ajudar a custear o passe livre para idosos acima de 65 anos – de acordo com o DataSUS, a capital tem cerca de 220 mil habitantes nessa faixa etária. A previsão inicial, entretanto, era de 70 milhões de reais para a cidade. O secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, afirma que o recurso recebido é “bem abaixo da necessidade”. Segundo ele, o repasse “é bem modesto diante de todo o esforço que a Prefeitura vem fazendo para manter a tarifa a 4,80 reais para toda a população”.

Justiça Federal concede aposentadoria por invalidez a pai de vítimas da Boate Kiss 

A 1ª Vara Federal de Santa Maria condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder aposentadoria por incapacidade permanente ao pai de duas jovens que estavam no incêndio da Boate Kiss, em 2013. Uma deles morreu, enquanto a outra ficou com 40% do corpo queimado e até hoje sofre com transtornos pós-trauma. O homem afirmou que, dois dias após a alta hospitalar da filha, sua esposa faleceu em decorrência de um câncer. Na causa, ele afirma estar desestabilizado e incapacitado para a vida laboral e social por não ter condições de saúde psicológica. A perícia médica concluiu que o homem apresenta sintomas depressivos graves e estresse pós-traumático provocados, principalmente, pelas consequências do incêndio, que matou 242 pessoas.


Sobe e desce da economia gaúcha será desafio para o próximo governo

A economia do Rio Grande do Sul vive em estado de turbulência. As lavouras – motor do setor produtivo – frequentemente enfrentam duras estiagens que bagunçam o restante da cadeia. A seca do último verão foi uma das piores em décadas, já com nítida influência das mudanças climáticas. A precarização e a informalidade ditam as regras no mercado de trabalho, que ainda sofre com o baque deixado pela pandemia. O serviço público segue refém de uma dívida antiga – agora, com um regime de recuperação fiscal que prolonga o encolhimento da máquina pública. Para o próximo ocupante do Palácio Piratini, o desempenho econômico trará desafios que podem definir o sucesso ou o fracasso do governo.

No que diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB) estadual, os dados mais recentes publicados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) mostram um cenário pouco animador: o 1º trimestre de 2022 trouxe redução de 3,8% em relação ao último trimestre de 2021. Se comparado ao 1º trimestre do ano passado, a redução foi de 4,7%. 

A queda brusca foi puxada principalmente pela agropecuária, que caiu 28% em comparação com o 4º trimestre de 2021 e mais de 41% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. “Nosso PIB é como um eletrocardiograma: desce, sobe e cai de novo. A gente precisa de algum tipo de reajuste para conseguir deslanchar. Estamos estagnados”, avalia a economista Vanessa Sulzbach, chefe da divisão de análise econômica do DEE.

Leia a reportagem completa sobre a economia gaúcha

Deputados federais pelo RS que tentam reeleição receberam 41% dos recursos para campanhas 

 Levantamento do Sul21 mostrou que, das 456 candidaturas a deputado federal pelo Rio Grande do Sul, os 27 eleitos em 2018 e que agora tentam a reeleição receberam 41% de todas as receitas declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a última sexta-feira. O total de 118.529.719,95 reais destinado às campanhas desses candidatos é 11 vezes maior do que os recursos dos demais gaúchos e representa uma média de 1.817 milhão de reais para cada um. Outra análise mostrou que os 44 deputados estaduais candidatos à reeleição têm em média quatro vezes mais recursos para suas campanhas do que os outros 786 postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa.

  • Pesquisa do Real Time BigData aponta Eduardo Leite (PSDB) na liderança pela corrida eleitoral no Estado. Na estimulada, ele tem 36% dos votos, contra 27% de Onyx Lorenzoni (PL) e 12% de Edegar Pretto (PT).
  • Na disputa para o Senado, pesquisa do Ipec mostra que Olívio Dutra (PT) e Ana Amélia Lemos (PSD) estão tecnicamente empatados em intenção de votos, com 28% e 25%, respectivamente.

Outros links:

  • Porto Alegre encerrou a vacinação contra a covid-10 em fins de semana e feriados. Levantamento apontou queda de 81,8% no número de doses aplicadas no último bimestre. 
  • Enquanto isso, o público apto a receber a quarta dose do imunizante foi ampliado para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.
  • Lomba do Pinheiro, Floresta e Anchieta receberão unidade móvel com doses contra a covid-19, gripe e poliomielite para menores de cinco anos.
  • Ainda sobre vacinação: o RS está 37% abaixo da meta de imunização contra a poliomielite a apenas uma semana do fim da Campanha Nacional de Vacinação 2022.
  • A Câmara Municipal de Porto Alegre está trocando sua capela cristã por um espaço ecumênico. O local irá funcionar no térreo, próximo a uma das entradas da Casa. 
  • A final do Brasileirão Feminino entre Corinthians e Inter, que consagrou campeãs as Brabas do Timão, quebrou o recorde de público da modalidade no País: 41.070 torcedores. A marca anterior havia sido registrada no jogo de ida, no Beira-Rio. 
  • Cinco pessoas foram indiciadas por omissão de socorro no caso da morte da jovem Alice de Moraes. Alice morreu durante um show de Luiza Sonza na Capital, em julho.  
  • A semana começa com mais de 300 vagas em concursos no Rio Grande do Sul: as oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade e os salários chegam a 24 mil reais.

Juremir Machado da Silva

Crônica de uma brochice anunciada

Era uma vez um debate no SBT, num final de tarde de sábado. O líder das pesquisas para a presidência da República não foi. Os demais pareciam mortificados. Faltava alguém ali e eles não sabiam o que fazer. Para sorte deles, um candidato folclórico pedia votos para outro, que, em tese, era também seu oponente. Era uma vez a realidade. Melhor partir logo para a ficção. A sensação era de anticlímax.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

“O Perdão” acompanha iraniana em busca de justiça

Foto: Imovision

Origem de uma das mais potentes cinematografias da atualidade, o Irã e sua complexa realidade voltam às telas em mais um excelente filme. Exibido na seleção oficial do 71º Festival de Berlim, O Perdão (2020) acompanha a dramática luta de uma mulher que busca reparação depois que o marido é executado pela justiça por um crime que não cometeu. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 12h30, o projeto Solo Piano do Centro Cultural da UFRGS recebe a pianista Cristina Capparelli.

O grupo Ói Nóis Aqui Traveiz apresenta o espetáculo Quase Corpos: Episódio 1 – A Última Gravação, hoje e amanhã, às 20h, na Terreira da Tribo.

Às 21h, a banda Guns N’ Roses faz show na Arena do Grêmio.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Depois de 23 anos com a mesma cara, o site da rodoviária de Porto Alegre mudou. A novidade já era estudada pela Veppo, empresa que administra a rodoviária, desde antes da pandemia. Segundo o diretor de operações da Veppo, um dos motivos da mudança de visual partiu de pedidos frequentes dos usuários por mais segurança e praticidade para comprar passagens pelo site. A demanda era tanta que a mudança viralizou nas redes. Apesar do visual novo, ao clicar na opção de compra de passagem, o usuário é direcionado à página antiga. O site mantinha o mesmo visual desde 1999, quando a plataforma começou a funcionar. A rodoviária de Porto Alegre foi a primeira do Brasil a vender passagens pelo celular e pelo computador, e também a primeira a ter site próprio. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.