Matinal News

RS inicia projeto que monitora agressores de mulheres

Change Size Text
RS inicia projeto que monitora agressores de mulheres Foto: Júlio Souza/Secretaria de Segurança Pública do RS

O projeto que prevê o uso de tornozeleiras por agressores de mulheres e seu rastreamento começou a ser implementado ontem, inicialmente em Porto Alegre e Canoas – com previsão de ampliação a outras cidades num segundo momento. Inicialmente, serão disponibilizados 2 mil kits de tornozeleiras e celulares, que serão entregues às mulheres vítimas de violência doméstica. O aparelho, exclusivo a essa funcionalidade, terá um aplicativo no qual será possível o monitoramento. A utilização da tornozeleira ocorrerá após decisão judicial. Uma central das polícias militar e civil também acompanhará os dados. O contrato inicial tem previsão de 24 meses. A largada da iniciativa se dá num momento em que os índices de feminicídio no Estado cresceram 10% de 2021 para 2022. “A ideia é, realmente, dar máxima proteção pras mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, destacou o  delegado Antônio Carlos Padilha, secretário-Executivo do Programa RS Seguro.

Nova Assembleia se apresenta menos alinhada a Leite – A nova legislatura da Assembleia, que toma posse hoje, deverá exigir mais articulação do governo Eduardo Leite (PSDB). Entre 2018 e 2022 foram renovadas 24 cadeiras, e o Parlamento gaúcho terá a partir de agora o PT como maior bancada, além do PSOL que também cresceu. Porém, como sugere esta matéria do Correio do Povo, os partidos autodeclarados “independentes”, como PL e Republicanos, são os que deverão exigir mais negociação por parte do Executivo. Tratam-se de legendas com votos suficientes para mudar placares no plenário. Para o governo, o desgaste é maior com o PL, num resquício dos embates do segundo turno. Apesar de ser um partido que perdeu assentos, o MDB assumirá o comando da Casa nesta terça-feira, com Vilmar Zanchin. Apesar das discordâncias políticas, ele prometeu manter o programa RS contra a Fome, criado por seu antecessor, Valdeci Oliveira, do PT.

Diante de alta nas ocorrências de incêndio, Prefeitura inicia ação educativa – Com uma média superior a uma ocorrência por dia desde meados de dezembro, a Prefeitura inicia hoje em conjunto com a CEEE Equatorial, Corpo de Bombeiros e conselheiros do Orçamento Participativo uma força-tarefa que visa orientar comunidades sobre medidas preventivas contra incêndios. Em pouco mais de um mês, pelo menos quatro pessoas, sendo duas crianças, morreram enquanto estavam em casas que pegaram fogo na Capital. Diretor do Departamento Municipal de Habitação, André Machado falou ao Matinal que o trabalho tem por objetivo a conscientização da população acerca dos riscos. “Enquanto não temos capacidade de desenvolver um grande projeto de melhoria habitacional, reassentamento de acordo com a necessidade de cada comunidade, para poder garantir melhores condições de habitação, a gente precisa preservar aquilo que essas pessoas têm de mais importante, que é a vida”, ressaltou.


Festa de Porto Alegre criou cartilha inspirada em protocolo espanhol para casos de agressão sexual

A mulher sentada num canto da festa, sozinha, com sinais de embriaguez, chamou a atenção do segurança. Dali a pouco, um homem se aproximou. O segurança estranhou e foi checar se ela o conhecia. A jovem respondeu que não – e isso foi o suficiente para afastá-lo.

A situação relatada pela promotora de festas Nanni Rios poderia ter escalado para uma violência extrema, como o episódio ocorrido em Barcelona, que acabou com o jogador de futebol Daniel Alves preso acusado de estupro. O protocolo acionado pela boate Sutton para casos de agressão sexual foi o que possibilitou o acolhimento adequado à vítima e seu encaminhamento ao hospital, de onde saiu com um laudo que indicava a relação não consentida. A agilidade do processo rendeu indícios suficientes para que fosse decretada a prisão preventiva do atleta brasileiro.

Orientações que priorizam a atenção à pessoa agredida já são realidade em iniciativas pontuais na noite porto-alegrense, como aborda reportagem exclusiva publicada pelo Matinal Jornalismo hoje.

Conheça as iniciativas


Outros links:


Que merda, minha gente

Em crônica publicada na Parêntese do último sábado, o jornalista Adriano Silva conta como foi visitar o Parque Memorial Quilombos dos Palmares, em Alagoas. Mas antes de chegar lá, teve que pular um bocado de merda:

Em trezentos metros, um enorme cano joga esgoto in natura na praia. Um córrego escuro escava a areia e desliza fétido para as águas. Um fluxo manso, ininterrupto, cínico. Litros inesgotáveis de nojo. Bem ao lado de onde, há dois dias, venho me banhando com a família. 

Leia o texto completo aqui.


Cultura

Religião e poder estão aliados em “Garoto dos Céus”

Foto: Pandora Filmes

O longa Garoto dos Céus (2022), de Tarik Saleh, esteve na lista dos pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional representando a Suécia – mas não ficou entre os finalistas –, e teve sua première mundial na competição principal do Festival de Cannes de 2022, do qual saiu com o prêmio de roteiro. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

O projeto Farol.live dá sequência à sua programação, às 20h, no Farol Santander, com apresentação da performance audiovisual Degelo, de Henrique Roscoe.

Integrando a programação do Porto Verão Alegre (PVA), o Centro Histórico-Cultural Santa Casa recebe, hoje e amanhã, às 20h, o espetáculo 2068, do Grupo Máscara EnCena

O Instituto Ling exibe o filme Raia 4 (2019), de Emiliano Cunha, às 20h, acompanhado de intervenções sonoras da cantora e compositora da trilha do longa, Rita Zart(PVA)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Você conhece o Barão da João Alfredo? Sérgio Traunetti nasceu e se criou na antiga rua da Margem em Porto Alegre e foi uma figura bem quista e respeitada na Cidade Baixa. Seu apelido batiza a famosa rua João Alfredo, na qual Sérgio tinha vários estabelecimentos como casas noturnas e apartamentos e gostava de passear com a bengala de seu avô. A seção Almanaque de GZH aborda essa figura ilustre de um dos bairros mais boêmios da Capital.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.