Reportagem

Piratini projeta lançar novo edital do Cais Mauá em junho

Change Size Text
Piratini projeta lançar novo edital do Cais Mauá em junho Secretário de Parcerias foi à Assembleia em frente favorável à concessão do Cais | Foto: Fabiano Byas / Divulgação

Em frente favorável à proposta na Assembleia, secretário estimou leilão de concessão da área no segundo semestre; Apoiadores lançaram manifesto em prol da iniciativa

O secretário estadual de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, projetou lançar o novo leilão de concessão do Cais Mauá até o fim de junho. A expectativa do Piratini é realizar o novo leilão da área cerca de 100 dias depois da publicação. De acordo com ele, o Piratini ainda trabalha em ajustes no documento. 

A estimativa do secretário foi feita nesta terça-feira, 16 de maio, durante reunião aberta da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização da Assembleia Legislativa. Na ocasião, um manifesto favorável à iniciativa foi lançado. O encontro foi organizado pelo deputado Felipe Camozzato (Novo) e ocorreu no dia seguinte à audiência pública sobre a concessão do cais, realizada por parlamentares de esquerda, à qual Capeluppi não só não compareceu, como não enviou representante.

Em contraste com a reunião da véspera, a desta terça foi realizada na presença de apoiadores do projeto – tanto deputados estaduais, como representantes de entidades empresariais, vereadores de Porto Alegre e a secretária de Parcerias da Capital, Ana Pellini.

O novo leilão será o segundo que o Estado tentará organizar. O primeiro, marcado para dezembro do ano passado, terminou deserto, mesmo com as retificações feitas às vésperas pela equipe do governo. Para o secretário, o fracasso da primeira tentativa se deu pelo contexto econômico do momento.

Alterações visam definir como será uso do Estado no Cais

Ainda assim, o futuro edital do Cais Mauá será publicado com “pequenas alterações”, segundo o secretário, feitas “após conversas com o setor privado e da sociedade civil”. Dentre as mudanças estão uma melhor definição sobre o uso de datas que o Estado fará do pórtico central e dos armazéns A e B, que seguirão sob gestão pública e a flexibilização do cronograma de obras para os três primeiros anos da concessão – Capeluppi explicou que o prazo para a restauração se manterá, mas a ordem das áreas a serem reformadas poderá ser mudada.

Outra alteração dá conta sobre a quantidade de capital que o vencedor da concessão terá de ter à disposição no começo do trabalho. O valor, segundo o secretário, é alto, e a nova versão aceitará outros mecanismos de garantia da execução da revitalização, “diminuindo a integralização de capital do parceiro privado”.

Apresentado em novembro de 2021 e tema de audiências públicas no ano passado, o projeto de reforma do Cais Mauá se baseia na alienação da área das docas para a reforma dos armazéns do Cais Mauá. Em um segundo momento, foi definido que o Estado, por meio da Secretaria da Cultura, iria administrar o pórtico central e os armazéns A e B. O uso cultural do cais é uma demanda defendida pelo Coletivo Cais Cultural, formado por agentes culturais, alunos e professores da UFRGS. 

O coletivo – que se opõe à proposta do Piratini – foi citado por Capeluppi como exemplo de abertura de diálogo “com opositores do projeto” por parte do governo. Ainda que, segundo a advogada e integrante do grupo Jacqueline Custódio, tenha havido reunião entre os novos integrantes da secretaria e os representantes do coletivo na terceira tentativa de audiência, depois de o grupo publicar uma nota cobrando diálogo. Segundo ela, nem todos os questionamentos a respeito das alterações no edital foram respondidos.

Projeto estima ocupação da área entre 10 e 15 anos

O projeto adotado pelo Piratini prevê uso misto nas torres nas áreas das docas, ou seja, com unidades residenciais e comerciais. A estimativa, conforme a proposta, é de que a ocupação desta região ocorra entre dez e 15 anos após o início das obras. As torres mostradas em apresentações podem ser diferentes quando construídas. As construções, entretanto, devem seguir o masterplan do projeto, elaborado pelo BNDES.

Durante a apresentação da proposta de concessão, o secretário exaltou a potencialidade de investimento da iniciativa privada, citando aeroportos e “as boas rodovias do Brasil” como exemplo. “Não é só pela capacidade de investimento, mas pela capacidade de gestão”, destacou.  

“Expectativa enorme”

Coordenador da frente de desburocratização, o deputado Felipe Camozzato comentou que a proposta de concessão tem o poder de “democratizar” o Cais Mauá ao “devolver o acesso à população”. O parlamentar citou o Cais Embarcadero e os trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba como exemplos de sucesso dessas parcerias.  

Também presente, a secretária municipal de Parcerias de Porto Alegre, Ana Pellini, exaltou o projeto, definindo-o como algo “que só vai trazer coisa boa” à cidade. “A expectativa é enorme. É um sonho muito antigo. Sempre se vinha com essa expectativa e, por motivos diversos, não se deu seguimento”, afirmou a secretária, numa nova manifestação de respaldo da Prefeitura à proposta de concessão.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.