Reportagem

Bike Poa precisa expandir em quase 70% sua rede até agosto para cumprir contrato

Change Size Text
Bike Poa precisa expandir em quase 70% sua rede até agosto para cumprir contrato Bike Poa deve chegar a mil estações perto do fim do prazo | Foto: Rodger Timm / PMPA

Renovação do serviço previa 100 pontos de retirada de bicicletas compartilhadas até o fim do próximo mês. Hoje Porto Alegre conta com 59 estações

Ao longo dos próximos 30 dias, Porto Alegre vai ter, em média, a instalação de mais de uma estação do Bike Poa por dia. Ao menos isso é o que garantem a Tembici e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Por contrato, o grupo que opera o serviço de bicicletas de aluguel na Capital precisa chegar a 100 estações e mil bikes até 22 de agosto. 

Atualmente, o Bike Poa conta com 59 estações e 665 bicis espalhadas por Porto Alegre. O serviço opera desde 2012 na cidade e, na ocasião da mais recente renovação, em agosto do ano passado, havia 41 pontos com 410 bicicletas. O novo vínculo não previa ampliação por etapas, apenas um prazo de 365 dias para cumprir a meta. 

Desde então, apenas uma expansão ocorreu, em maio, nove meses depois da celebração do novo contrato. No entanto, o preço do serviço havia sido reajustado em setembro de 2022, semanas após o acerto. Na ocasião também foram impostos limites de viagens diários, o que não existia antes. 

Agora, faltando um mês para o fim do prazo, o Matinal entrou em contato com a Tembici, que assegurou que as 41 estações restantes serão instaladas a tempo. Evitando detalhar os locais dos futuros pontos e quando serão implementados, a empresa garantiu que os primeiros novos equipamentos devem estar nos lugares até a próxima segunda-feira, dia 31 de julho. 

“O plano de expansão na cidade está em andamento e ainda em julho ocorrerá a instalação de novas estações”, informou a Tembici. “O término das instalações e chegada das bicicletas elétricas acontecerá em agosto, concluindo assim a expansão em Porto Alegre.” A assessoria de imprensa não informou, porém, onde serão instaladas as novas estações. 

A EPTC respaldou o prazo previsto pelo grupo. De acordo com o órgão municipal, a implementação ocorrerá em duas etapas: a primeira de 20 estações e a segunda, com 21. “Geralmente o tempo de implementação de cada estação é de uma noite”, explicou a empresa municipal.

Bikes elétricas

Nessa nova leva de estações deverão estar contempladas as bicicletas elétricas. Ainda que todas as novas fossem deste tipo, não chegaria às 500 projetadas pelo gerente de Operações e Negócios do Tembici Porto Alegre, Olívio Alberto, durante o Seminário Mobilidade + Ativa: Caminhos para Bikes em Porto Alegre, em novembro passado. 

Enquanto a Tembici não especificou quantas seriam elétricas, a EPTC disse que “nem todas serão”, salientando que não era uma obrigatoriedade do contrato. 

Serviço alternativo

O Matinal ainda questionou a EPTC a respeito da proposta de disponibilização de bicicletas compartilhadas feita pelo Consórcio Mobilidade Compartilhada, formado pelo Grupo Imobi, E-Moving e Bike Fácil, em fevereiro. O serviço, caso aprovado, prevê disponibilizar outras 220 bikes à população. De acordo com a EPTC, a Prefeitura aguarda um retorno do grupo após a solicitação de ajustes na documentação encaminhada.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.