Reportagem

Capes visita Unisinos para avaliar fechamento de 12 cursos de pós-graduação em 2022

Change Size Text
Capes visita Unisinos para avaliar fechamento de 12 cursos de pós-graduação em 2022 Segundo o DCE, os campi da Unisinos, de São Leopoldo e Porto Alegre, têm hoje a metade dos alunos de uma década atrás | Foto: Rodrigo W. Blum/Divulgação

Metade dos programas tinha nota 5 ou mais – considerados de excelência na pesquisa acadêmica

Correção: 19 de junho, 14h17. Este texto foi atualizado para corrigir a informação do número de professores que compuseram a diligência da Capes, 12 docentes, ao contrário dos três informados na primeira versão da reportagem.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou, entre a quinta e a sexta-feira, uma série de reuniões com a comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O objetivo foi examinar o fechamento de 12 cursos de pós-graduação, decisão tomada pela instituição em julho de 2022.

Os programas todos têm conceito acima de 4 na avaliação da Capes, considerados bons índices – a contagem vai de 1 a 7. Trata-se dos cursos de Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências da Comunicação, Ciências Sociais, Economia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Geologia, História, Linguística Aplicada e Psicologia.

No caso das Ciências da Comunicação e da Linguística Aplicada, com notas de 7 e 6, respectivamente, são cursos considerados de excelência acadêmica. O programa de pós-graduação em Comunicação chegou a ter sua nota aumentada de 6 em 2022, quando se anunciou sua extinção, para o índice máximo na escala, neste ano.

A averiguação, de acordo com a Capes, incluiu reuniões com professores, estudantes e gestores para avaliação dos programas de pós-graduação. “No presente momento, não é possível adiantar medidas que serão tomadas pela Coordenação, uma vez que o processo e os relatórios posteriores não foram concluídos”, disse a entidade, em resposta ao Matinal. Não há prazo, no momento, para uma conclusão sobre as avaliações. Três docentes integrantes da Capes participaram da diligência.

“Essa decisão (extinção dos cursos) nunca foi explicada a alunos e professores, a não ser pela justificativa financeira – um argumento que não se sustenta, afinal, muitos programas deficitários foram mantidos, enquanto outros foram fechados. Não sabemos quais são os critérios para isso”, relata o doutorando Tiago Segabinazzi, da pós-graduação em Ciências da Comunicação.

O pesquisador destaca o caso de estudantes que vieram de outros estados para serem orientados por professores que acabaram demitidos. “Esses alunos não podem seguir seu projeto sem o auxílio que contrataram aqui e que está sendo descumprido. Para os acadêmicos, a pós-graduação não é mera aventura, mas um compromisso social. É o mesmo que se espera da Unisinos, instituição comunitária que, ao longo de décadas, recebeu incentivos do poder público para reverter à sociedade”, argumenta.

Relembre o caso

O Matinal apurou, em julho de 2022, que a Unisinos ganhou 110 novas bolsas antes de encerrar cursos de pós-graduação, de acordo com a Capes. De 2021 para 2022, o número de bolsas Capes destinadas à Unisinos cresceu 17%, mas o valor pago pelo Governo Federal equivale a metade das mensalidades. Conforme estimativa do Diretório Central de Estudantes da universidade, além dos 12 PPGs a serem encerrados, ao menos 40 professores também foram demitidos à época.

“O programa das Ciências da Comunicação recebeu nota 7 da Capes. É o mais bem avaliado da Região Sul do país. Só há três na área, em todo o Brasil, com essa nota, e ainda assim foi fechado. Esse curso foi expulso do prédio em que estava há décadas e lá há um laboratório que foi construído com verba pública, conquistada por meio das pesquisas do PPGCOM. O prédio foi alugado para empresas privadas”, pontua Segabinazzi.

Questionada pelo Matinal sobre a diligência da Capes, e também sobre a posição da universidade sobre o fechamento dos cursos de pós-graduação, a Unisinos não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.