Reportagem

Leite e Onyx trocam ataques em debate na Federasul

Change Size Text
Leite e Onyx trocam ataques em debate na Federasul Foto: Rosi Boni / Divulgação

A empresários, consenso se deu sobre ideia de não aumentar impostos

Os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) participaram de debate promovido pela Federasul, no início da tarde desta quarta-feira. O encontro foi marcado pelo pouco consenso e o elevado clima de ataque entre os dois, que falaram a uma plateia composta por representantes do setor produtivo, além de políticos e apoiadores.

Tal como no debate da semana passada, na Rádio Gaúcha, os dois não trocaram aperto de mãos em no palco do evento – ainda que tenham feito na chegada ao prédio, minutos antes. Eles fizeram quando foram recepcionados pelo presidente da entidade anfitriã, Anderson Trautman Cardoso. Os dois chegaram com uma diferença grande de horário ao local.

Onyx, ainda em suas considerações iniciais, tocou no assunto ao inaugurar a troca de farpas, justificando que se negou a cumprimentar Leite na última semana por conta de ataques que havia recebido no dia anterior e pelas supostas ofensas feitas pelo adversário ao seu filho, o deputado Rodrigo Lorenzoni, que foi secretário da gestão Leite. O candidato do PL citou Deus para dizer que havia perdoado o tucano.

Foto: Rosi Boni / Divulgação

Pouco antes, Leite tinha defendido o legado de sua gestão, em especial na área fiscal. Disse que em um segundo mandato, “a hora seria de acelerar” e, indiretamente, fez acenos a PDT e PT, ao defender as escolas de turno integral e o combate à pobreza. Num segundo momento, respondeu a Onyx, afirmando que a “baixaria” parte do lado do candidato do PL na campanha.

Em meio a troca de ataques, a economia se sobressaiu no debate, ainda que com diferentes pontos de vista entre os dois – Onyx falou em suspender o processo de privatização da Corsan e revisar o Programa Assistir, enquanto Leite defendeu os dois projetos como estão. Ambos, numa rara concordância, rechaçaram aumentar impostos.

Quanto à disputa nacional, Onyx voltou a enfatizar a sua relação com Jair Bolsonaro, lembrando que apoia o atual presidente desde 2017. “Sou construtor de um projeto novo de nação. Tem gente que só tem projeto de poder, é a diferença aqui”, declarou, cobrando posição do rival. Leite, em sua resposta, evitou indicar seu voto para prseidente, porém não deixou de atacar Onyx: “Tem que ter lado? Eu tenho lado, o lado da vacina. Eu tenho lado, o que não é réu confesso de caixa 2. Este é o meu lado”, afirmou.

Série de debates

Ao longo dos próximos sete dias, os candidatos têm pelo menos mais seis debates agendados: na Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (quinta, dia 20); na Rede Pampa (quinta, 20); no Grupo Sinos (segunda, 24); na Rádio Guaíba (terça, 25); no Grupo Record (terça, 25) e na RBS TV (quinta, 27).

Assista ao debate:

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.