Reportagem

Eleições do conselho do Plano Diretor são retomadas nesta terça na RGP 3

Change Size Text
Eleições do conselho do Plano Diretor são retomadas nesta terça na RGP 3 Eleição no CMDUA entra em sua terceira e quarta rodadas nesta semana | Foto: Tiago Medina

A eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), o conselho do Plano Diretor, será retomada nesta terça-feira, quando ocorre a disputa pelo cargo de conselheiro da Região de Gestão e Planejamento 3. A votação ocorrerá na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Vida Centro Humanístico, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132.

Três chapas estão na disputa (veja mais abaixo). Podem votar residentes ou trabalhadores dos bairros Costa e Silva, Jardim Leopoldina, Jardim Itu, Jardim Sabará, Morro Santana, Passo das Pedras, Parque Santa Fé, Rubem Berta, Santa Rosa de Lima e Sarandi – desde que não tenham participado das eleições nas RGPs 1 e 2, realizadas semana passada.

Conforme o secretário de meio ambiente e urbanismo, Germano Bremm, o controle da prefeitura sobre a participação dos eleitores se dá pelo CPF. “Nós vinculamos isso no edital. É um CPF para toda a cidade. Se tu votaste pelo teu domicílio profissional, não vais poder votar pela residência. A gente considera que tu escolhes a região que entendes como importante e prioritária para ti”, comentou.

Podem votar todos os maiores de 16 anos. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço impresso. Quem for trabalhador da região precisa, além do comprovante de residência, uma declaração de domicílio profissional.

Estrutura maior será mantida

A estrutura ampliada para a eleição, colocada em prática durante o processo na RGP 2 depois de muitas filas e reclamações na RGP 1, será mantida. Desta forma, além de contar com mais servidores da prefeitura no local, serão 16 computadores para cadastramento dos eleitores e 24 máquinas para votação. As votações já realizadas nas duas regiões tiveram recordes de público. 

A programação será a mesma da semana passada, com os trabalhos começando às 17h, com plenária, cadastramento e votação. Após fala do secretário Germano Bremm, os representantes têm espaço para falar. Depois, a votação está programada para iniciar às 18h – na RGP 2, o pleito começou antes após acordo entre as chapas. Os resultados devem ser conhecidos poucos minutos depois de o último eleitor votar. 

Nesta semana, a prefeitura também realizará a eleição para conselheiro e delegados da RGP 4, no bairro Mario Quintana. Ao todo, oito regiões elegerão um nome para ser seu representante no CMDUA. Feito por determinação judicial após a prefeitura ter prorrogado o mandato dos conselheiros que atuavam desde 2018, o atual processo eleitoral vai até 6 de fevereiro.  

Candidatos da Região de Planejamento 3*:

Chapa 1
Titular: Jackson Roberto Santa Helena de Castro – Gestor de entidade, delegado da Região de Planejamento 3 de 2011 a 2015, delegado do Orçamento Participativo de 1996 a 1998 e delegado do Conselho Popular da Zona Norte.

1º Suplente: Lissandra dos Santos Thomsen
2° Suplente: Francielle Cardoso da Rosa

Chapa 2
Titular: Iolanda de Oliveira Paz – Formada em Gestão Pública, é atualmente segunda suplente do Conselho Tutelar e participa de projetos sociais no Espaço Acolhedor, além de possuir experiência em escolas infantis

1º Suplente: Adriana Cardoso do Nascimento
2° Suplente: Jorge Ronildo Silva de Oliveira

Chapa 3
Titular: Talis Fernando Rosa da Rosa – Educador popular especialista em História afro-brasileira. É Coordenador do Instituto de Pesquisas e Formação Zumbi Vive, fundou a Associação de Moradores do Passo das Pedras 2 e foi presidente da instituição.

1º Suplente: Mauricio Soccol Lorenzatto
2° Suplente: Dalvimara Cristina Rocha Braga

Clique aqui para acessar a lista de delegados da Região de Planejamento 3. Ao todo, são 25 postulantes. 

*informações dos candidatos fornecidas pela prefeitura

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.