Forma e Função

Revista Parêntese lança seção Forma&Função em parceria com o CAU/RS

Change Size Text
Revista Parêntese lança seção Forma&Função em parceria com o CAU/RS Porto Alegre | Foto: Giulian Serafim/PMPA


Entre julho e dezembro, serão publicadas mensalmente uma reportagem, um artigo e uma entrevista sobre arquitetura e urbanismo na revista digital produzida pelo Matinal Jornalismo

A Parêntese, revista digital do Matinal Jornalismo, lança em julho a editoria Forma&Função, uma seção com entrevistas, reportagens e artigos sobre arquitetura e urbanismo. Parceria entre o Matinal e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), o projeto vai trazer pautas que mostrem o impacto das áreas em questões contemporâneas, valorizando a arte e a funcionalidade das estruturas urbanas.

Além de tratar dos temas centrais da arquitetura e do urbanismo, a equipe do Forma&Função também vai conversar com personalidades e discutir tendências da área e a memória da cidade. Os conteúdos poderão ser acessados pelos assinantes da newsletter semanal da revista Parêntese, distribuída aos sábados, e também serão veiculados na newsletter diária Matinal News até dezembro deste ano.

A linha editorial do projeto foi construída em parceria entre o Matinal e o CAU/RS. Para o diretor geral do Grupo Matinal Jornalismo, Filipe Speck, o modelo permite que a editoria entregue um conteúdo denso e propositivo: “Discutir os processos de transformação das cidades e como o urbanismo afeta a vida dos habitantes é um dos princípios do Matinal. Em 2021, o Matinal Jornalismo recebeu o Prêmio CAU/RS 2021, na categoria Imprensa – pessoa jurídica ‘pelas importantes reportagens sobre as questões urbanas das cidades do Estado do Rio Grande do Sul, em especial Porto Alegre, com destaque às entidades de arquitetura e urbanismo como fontes das matérias’. Por isso, ter a colaboração do CAU na nova editoria nos honra e nos qualifica e credencia para contribuir de forma positiva nesse debate”, explica Speck. Na parceria, as definições sobre entrevistas feitas, artigos publicados e abordagens de reportagens são do corpo editorial da revista Parêntese.

O CAU/RS tem atuado com iniciativas do tipo em outros veículos de Porto Alegre. Para o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, essas parcerias com meios de comunicação mostram o compromisso do CAU em ampliar o debate sobre os rumos da arquitetura e do urbanismo nas cidades. “Como especialista em temas do jornalismo local, além de arte e cultura, o Matinal traz uma abordagem da qual sentíamos falta no espaço público, com novos pontos de vista. Por isso, fizemos a parceria”, afirma o presidente.

O primeiro conteúdo da editoria Forma&Função será publicado neste sábado, 9 de julho, na revista Parêntese. O link direto para acesso é o: https://matinaljornalismo.com.br/forma-e-funcao/

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.