Forma e Função

Trienal traz arquitetura e urbanismo para o cotidiano de Porto Alegre

Change Size Text
Trienal traz arquitetura e urbanismo para o cotidiano de Porto Alegre
Parceria entre Matinal e CAU/RS


Encontros acontecem até o dia 19 de novembro e a entrada é franca

Em uma sala do Multipalco do Theatro São Pedro, arquitetos discutem a viabilidade de um ousado projeto de saneamento, para levar banheiros a residências nas quais água e esgoto eram inacessíveis até pouco tempo atrás. Logo adiante, é debatida a concepção de projetos e a escolha de materiais para erguer casas e edifícios. Horas depois, a construção da maior pista de skate da América Latina pauta as relações da cidade com o esporte, e uma mesa debate a promoção de casas saudáveis. Em meio a isso, exposições, agendas culturais e convidados diversos.

Após o encerramento da Feira do Livro, a Trienal de Arquitetura e Urbanismo, que começou na quarta-feira e vai até o dia 19 de novembro, mobiliza não apenas especialistas no tema, mas também a cultura local em torno de como construir uma cidade melhor. Segundo Tiago Holzmann da Silva, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAURS), o objetivo do evento é atender demandas dos grupos mais variados e amplos possíveis da profissão, mas também construir pontes com a sociedade.

“É essa a relação que a gente sempre busca com a sociedade, levar os temas de interesse da comunidade e ampliar a nossa presença efetiva junto da população”, comenta.

Além da palestra de Fred Cheuiche, arquiteto responsável pela pista de skate do Parque Marinha do Brasil e que falou sobre a relação de Porto Alegre com o esporte na tarde desta quinta-feira (17), outros nomes chamam atenção. Um deles é o da arquiteta Sthefany Ribeiro, responsável pelo programa Decora, do canal GNT. Ela participa, ao lado da vereadora Tainá de Paula (PT-RJ) , da vice-presidente do CAU Andréa Larruscahim Hamilton Ilha e da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Maria Elisa Baptista, de um seminário sobre arquitetura para todos e todas.

“Buscamos reunir arquitetas ativistas, lideranças de entidades de classe, lideranças sociais, para atrair todos os aspectos desse debate. É o principal momento da nossa trienal, eu diria que é a cereja do bolo. Assim, estabelecemos a ponte com todas as pessoas interessadas nesse tema”, afirma Holzmann.

Na noite desta quinta-feira (16), também será apresentado o programa Casa Saudável, que insere arquitetos e urbanistas nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família para melhorar moradias e entornos a fim de promover a saúde pública. Essa mesa é mediada pelo jornalista Marcelo Canellas e participam dela, além de Holzmann, Ion de Andrade, doutor em ciências da saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro da coordenação nacional do BR Cidades, e Eleonora Lisboa Mascia, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

O evento vai até o sábado (19), quando será encerrado com uma festa na Praça da Matriz animada pelo bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só. Os ingressos para as atividades estão disponíveis no site Even3, neste link.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.