Memória

1927 – O antigo auditório Araújo Vianna

Change Size Text
1927 – O antigo auditório Araújo Vianna

PORTO ALEGRE 250 ANOS

1927 – O antigo auditório Araújo Vianna – História

Em 19 de novembro de1927, inaugurou-se o antigo Auditório Araújo Vianna. Um dos tantos equipamentos urbanos que a capital dos gaúchos recebeu na administração Otávio Rocha (1924-28). Um espaço de sociabilidade de uma Porto Alegre que aparentava viver um momento de aceleração de sua história viária, paisagística, arquitetônica e demais dimensões dos serviços de utilidade pública (Veja mais a respeito do assunto na Parêntese da edição 153, na edição 154 e na 155).

O local escolhido foi um quarteirão fronteiro à praça da Matriz, um espaço impregnado de memória recreativa e musical. Em seus primórdios, existia na sua parte central um coreto onde se executavam retretas. No quarteirão acima referido, na sequência, funcionou a antiga Sociedade Bailante, que também servira para apresentações musicais. Na época da construção do Auditório, esta última já estava desativada e em visível processo de deterioração (Fig. 1).

O encarregado do projeto, o engenheiro italiano Armando Boni, ergueu uma concha acústica de cimento armado que serviu para abrigar as apresentações da Banda Municipal de 1927 a 1956, quando foi demolida. A maioria das fotos mais conhecidas, todavia, mostra um Auditório vazio (Fig. 2), sendo poucas as que revelam os bancos de seu auditório tomados por um grande público (ao contrário das salas de cinema e teatros, por exemplo). Estaríamos diante de um elefante branco que não chegou a cair totalmente nas graças dos porto-alegrenses? Com a palavra os estudiosos do tema.


O antigo auditório Araújo Vianna – Represetações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.