Reportagem

Ciclovia da Ipiranga é liberada após cinco dias causando risco a ciclistas

Change Size Text
Ciclovia da Ipiranga é liberada após cinco dias causando risco a ciclistas Tapumes bloquearam totalmente a ciclovia da Ipiranga | Foto: Tiago Medina

Retirado nesta terça, tapume para obra de nova ponte ocupava todo o espaço destinado às bikes, deixando apenas uma faixa de grama, rente à pista da avenida

Tinha uma obra no meio do caminho. Só que o meio do caminho era uma ciclovia, que fica entre um arroio e uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre, a Ipiranga. Entre os tapumes e a faixa da esquerda do sentido Centro-bairro, restava pouco mais de um metro, na grama, para ciclistas e eventuais pedestres passarem.

A situação só foi contornada na tarde desta terça-feira, após contato do Matinal questionando a respeito e cinco dias após o início da instalação dos tapumes. Foram dois dias de reuniões entre a empresa responsável, a PUCRS e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

• Leia também: Como Porto Alegre pode se inspirar na Cidade do México para revisar seu plano cicloviário

A obra em questão teve início na última semana de agosto. Trata-se de uma ponte que será construída na saída da quadra Norte do campus de Saúde da PUCRS. É uma contrapartida da universidade para melhoria do fluxo viário da região. A partir da conclusão da estrutura, será possível sair do estacionamento desta parte do campus direto para o sentido Viamão. Os tapumes, de acordo com a PUCRS, foram instalados no dia 1º de setembro.

Na manhã de segunda, a EPTC disse que cobrou uma solução para o bloqueio da ciclovia. Na véspera, um domingo ensolarado, havia um grande fluxo de ciclistas e pedestres utilizando a ciclovia. Para passar pelo trecho, era necessário atravessar a avenida fora da faixa de segurança ou se espremer para andar rente ao tapume e não ir para a pista. Não há uma barreira fixa separando a ciclovia da avenida no trecho.

A EPTC chegou a informar ao Matinal que a pista da esquerda Ipiranga no local seria bloqueada para que as bicicletas pudessem passar. Isso seria feito na tarde desta terça, quando houve a decisão de retirar temporariamente o tapume e liberar a ciclovia.

O bloqueio da faixa, segundo o advogado e diretor do Laboratório de Políticas Públicas, Marcelo Sgarbossa, é o que deveria ter sido feito desde o início, com barreiras fixas, além da instalação de placas metros antes avisando do estreitamento da pista. “Se fosse para os motoristas, a Prefeitura teria feito um desvio ou usado meia pista. Como é para o bike, bloqueia tudo”, criticou.

Questionada, a EPTC afirmou a intervenção não estava como previsto no projeto, o que motivou as reuniões com a PUCRS e a empresa responsável pela obra.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.