Reportagem

Coletivo cobra diálogo e teme mudanças no edital do Cais Mauá

Change Size Text
Coletivo cobra diálogo e teme mudanças no edital do Cais Mauá Com atraso, edital para a revitalização da área deve sair em julho (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Grupo formado por professores e alunos da UFRGS vai protocolar novo pedido de reunião com Governo do Estado; Primeira tentativa de leilão fracassou em dezembro

Integrantes do coletivo Cais Cultural Já e do projeto de extensão Ocupação Cais Mauá Cultural, da UFRGS, estão preocupados com o andamento do processo licitatório que envolve a área, um dos cartões postais de Porto Alegre. As organizações emitiram uma nota na semana passada, cerca de três meses após a primeira tentativa de leilão, que resultou deserto.

O grupo reclama da falta de diálogo por parte do Governo do Estado, além de expressar preocupação com notícias recentes sobre o processo, alegando “risco de perda ainda maior do caráter público e do uso cultural do Cais”. Os movimentos temem que o edital seja alterado para se adequar a demandas do mercado.

Ao Matinal, a Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões informou, por meio de nota, que “está revisando e atualizando o projeto de parceria público-privada do Cais Mauá”, e que ainda não há data para a publicação de um novo edital. Em entrevista ao Jornal do Comércio no início do mês, ​​o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Maciel Capeluppi, afirmou que o certame deveria ocorrer por volta de julho e agosto.

Tampouco existe previsão de uma nova audiência pública, segundo a pasta, o que também é criticado pelos grupos. A secretaria afirmou ainda que não houve tentativas formais de contatos pelas organizações. No comunicado enviado à redação, a pasta se colocou “à disposição para receber quaisquer entidades interessadas no tema”.

Já a advogada e integrante do coletivo Jacqueline Custódio disse que a última tentativa de falar com o governo ocorreu em 13 de fevereiro e até agora não foi respondida. A comunicação se deu por e-mail, o que, segundo Custódio, já estava estabelecido como canal de contato entre as partes desde a gestão anterior.

O motivo da nova tentativa é por conta de notícias acerca de possíveis alterações no edital para evitar que o processo acabe novamente sem interessados. “A gente conseguiu falar com a outra gestão por conta de um pedido do Ministério Público de Contas. Agora passada (a transição), a gente esperou um pouco para aguardar se organizarem”, relatou a advogada. “Semana que vem vamos protocolar um ofício, registrar e colocar um número de protocolo para trabalhar em cima disso também.”

Proposta de professores da UFRGS x Proposta do BNDES

Em novembro de 2021, o coletivo – formado por professores e alunos de diferentes áreas da UFRGS – apresentou uma proposta para a revitalização do Cais, com objetivo de manter seu caráter público e enfatizar o aspecto cultural. O grupo propôs a alienação da área das docas, que fica próxima à rodoviária, para a revitalização dos armazéns, que deveriam ser utilizados como equipamentos culturais da cidade. O texto também limitava a altura dos futuros prédios autorizados para o local. Apesar de não constar nas diretrizes, o coletivo criticava publicamente o uso residencial da área.

O Piratini, no entanto, manteve o andamento do modelo elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento e pelo Consórcio Revitaliza, que projeta torres altas na área das docas, com uso misto, residencial e comercial. Revitalizados, os armazéns ficariam sob gestão do concessionário, que deveria investir cerca de R$ 300 milhões de reais no Cais nos cinco primeiros anos do contrato, que seria válido por 30 anos, renovável por mais 30.   

Em agosto do ano passado, o Governo do Estado sinalizou que dois armazéns e o pórtico central do Cais Mauá teriam gestão pública. Semanas antes do leilão, porém, o Executivo anunciou “retificações” no edital, a fim de deixá-lo “mais atraente”. Nisso, o concessionário teria certo poder de decisão e restrição sobre o uso dos armazéns que ficariam públicos. À época, o coletivo criticou as mudanças e solicitou um novo encontro com representantes do governo, no qual a ideia da alteração no edital.

“A retificação deu mais poder a eles (concessionários), que poderão vetar o evento ou implementar alguma restrição nos espaços públicos”, argumentou a advogada Jacqueline Custódio. O Piratini reconheceu que a mudança foi “resultado de esclarecimentos solicitados pelas empresas interessadas”.

Leilão terminou deserto

O leilão do Cais Mauá estava marcado para 12 de dezembro na B3, em São Paulo, mas, no dia 7 do mesmo mês, o Piratini informou que iria remarcá-lo porque ninguém havia apresentado proposta até então. À época, o então secretário-executivo de Parcerias do governo do Estado, Marcelo Spilki, culpou o cenário macroeconômico para o resultado e indicou mudanças no edital a partir da perspectiva do mercado: “O leilão deserto também nos dá a oportunidade de ouvir o mercado e eventualmente realizar ajustes no projeto para relançá-lo em 2023”.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.