Editorial | Revista Parêntese

Parêntese #212: Folia entre filmes e leituras

Change Size Text
Parêntese #212: Folia entre filmes e leituras

Olá! A Parêntese deste final de semana está chegando adiantada devido ao feriado de carnaval. Na edição de hoje trazemos conteúdo para aqueles que vão literalmente pular a folia e aproveitar a data para descansar. Enquanto lá fora as marchinhas tocam, aqui vão recomendações e leituras especiais. 

Roda do Destino é o filme indicado por Vinícius de Oliveira Prusch. O longa é do japonês Ryusuke Hamaguchi, diretor que ficou conhecido por Drive My Car, vencedor do Oscar de melhor filme internacional de 2022. Ambos os filmes foram lançados no mesmo ano e o sucesso do segundo acabou deixando Roda do Destino em segundo plano. Mas, como mostra Prusch, há muitos motivos para assisti-lo. 

Caroline Richter resenha o longa-metragem argentino Fechar os olhos, de Víctor Erice. O filme, que estreou no Festival de Cannes no ano passado, tem toques de autoficção, com referências à carreira do diretor e ao cinema mundial. Mas, com sua trama elaborada expande-se para um questionamento sobre os limites entre realidade e ficção, vida e cinema. 

Uma leitura que nos leva pela floresta do extremo oeste do Acre é a recomendação de  Natália Jung. A autora resenha Encantes, o livro mais recente de contos do acreano Antonio Alves, fruto de uma parceria com o artista Fernando França. O mergulho no livro promete o encontro com Mãe Dágua, Caboquim, Mapinguari, Boto, Pajé e muitos outros seres da mata. 

Também reproduzimos aqui um trecho do primeiro capítulo do livro Em algum lugar lá fora, de Jabari Asim, recém publicado pela editora Instante. Um romance profundo e comovente sobre a vida dos negros escravizados nos Estados Unidos. 

Para completar, trazemos uma conversa, com seis partes, entre o professor Luís Augusto Fischer e o escritor Tiago Ferro sobre literatura contemporânea. Um mergulho em reflexões interessantes sobre a arte de escrever hoje. Juremir Machado da Silva, em clima carnavalesco, escreve um poema com tons de marchinha. 

Boas leituras e bom carnaval!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.