Editorial | Revista Parêntese

Parêntese #189: Ver a cidade

Change Size Text
Parêntese #189: Ver a cidade Foto: Tiago Medina

Quem anda pela cidade, e nem precisa ser a pé, desde que seja prestando atenção ao redor, certamente já reparou na quantidade enorme de obras da iniciativa privada. Casas de esquina que invariavelmente viram farmácias, academias ou petshops. Todas feitas de concreto pré-moldado, rápidas de serem erguidas, econômicas nos materiais, pasteurizadas em sua aparência. Esse assunto é tão extenso, e instigante, que fica difícil de resumir. Mas, Tiago Medina conseguiu! Para aqueles que, como eu, andam vendo o que se passa com a cidade, sua crônica vai fazer sentido. Para os que ainda não pensaram muito sobre isso, talvez cumpra o papel de abrir os olhos.

Ainda na nossa seção de crônicas, Luís Augusto Fischer reporta mais histórias e costumes lá de Princeton, e Juremir Machado da Silva relata o que ouviu no encontro promovido pelo Governo do Estado para divulgar as realizações e investimentos no setor cultural. O cineasta Carlos Gerbase faz um balanço sobre o Festival de Cinema de Gramado, que encerrou sua 51a edição em 19 de agosto.

Nas nossas séries, temos o terceiro bloco do folhetim Rádio Urutau: última edição, de Fernanda Grabauska; Karina Lucena, se aproximando do fim da série sobre Victoria Ocampo, conta sobre uma peça de teatro na qual a autora propõe um encontro entre Victoria e Evita Perón; Oly Jr. traz memórias de um grande treinador de futebol e de como o aprendizado acontecia dentro e fora do campo profissional. 

Essa semana, perdemos Ivo Czamanski e Enid Backes. O primeiro foi jornalista, cineasta e diretor de fotografia pioneiro do Estado. Maurício Borges de Medeiros e Milton do Prado prestam a devida homenagem. A segunda, foi socióloga precursora da luta pelos direitos das mulheres no RS e no Brasil, um símbolo do movimento feminista. Compartilhamos aqui um vídeo do Memorial da Mulher Gaúcha, no qual a própria Enid conta um pouco da sua trajetória. 

Boa leitura! 

;
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.