Agenda | Música | Reportagens

Festival Avante reúne Tom Zé, Karina Buhr, Technobrass, TEM e mais de 30 atrações

Change Size Text
Festival Avante reúne Tom Zé, Karina Buhr, Technobrass, TEM e mais de 30 atrações Technobrass. Foto: Joséphine Brueder

Com previsão de mais de 20 horas de música, o Festival Avante ocupa o FV 4º Distrito neste fim de semana (11 e 12 de novembro), das 14h à meia-noite, reunindo mais de 30 atrações locais e nacionais em dois palcos.

“O Avante tem um caráter de frescor e intercâmbio de gêneros musicais. Surge nessa era de ouro dos festivais, no Brasil e no mundo, que se tornam pontos de efervescência cultural das cidades”, conta o diretor artístico Gabriel Cevallos, que também é idealizador do festival Kino Beat – relembre a entrevista – e da festa NEUE.

O palco Avante reúne as principais atrações do evento. No sábado (11/11), o quarteto paulistano Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo é um dos destaques, às 17h30, apresentando Música do Esquecimento, segundo álbum do grupo. Às 19h, a cantora e instrumentista Karina Buhr canta com Regis Damasceno, em show com ênfase em voz e tambor.

Tom Zé. Foto: Fernando Laszo

Às 20h30, Tom Zé, que em 2022 lançou Língua Brasileira, brinda o público com a juventude e inventividade de seus 87 anos. Às 22h45, tem mais Bahia no palco com o grupo Àttooxxá, que mescla o pagodão de Salvador e outras sonoridades periféricas e dançantes – neste ano, a banda lançou o álbum Groove.

Em paralelo aos shows do palco principal, no sábado, a pista do Avante Club tem atrações como a carioca Deize Tigrona com DJ Chernobyl, Cocoa Mami e Hustla – relembre a entrevista com os idealizadores da festa Bronx – e Demi Riquísimo.

Cocoa Mami. Foto: Josemar Afrovulto

No domingo (12/11), o palco Avante recebe atrações locais como a banda Inquilinas – formada por Mel Souza, Paola Kirst, Thays Prado e Viridiana–, que celebra os 50 anos do álbum de estreia dos Secos & Molhados, às 15h30. Em seguida, às 16h15, Glau Barros, Loma, Marietti Fialho e Nina Fola apresentam o projeto Ialodê – conheça aqui.

Ialodê. Foto: Josemar Afrovulto

Às 18h15, Da Guedes e Cristal promovem um encontro de gerações do rap de Porto Alegre. Às 20h15, a Trabalhos Espaciais Manuais – prestes a lançar novo álbum – retoma a parceria com Di Melo. Os destaques nacionais da noite incluem FBC Fabrício Soares, ou Filho Bastardo do Caos –, às 21h30, com o álbum O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar para Outro Planeta, e a banda carioca Technobrass, às 22h45.

Trabalhos Espaciais Manuais. Foto: Luiza Pads

No palco Avante Club, no domingo, destaque para o coletivo carioca Brasil Grime Show (20h30) e as paulistas Malka (21h30) e Badsista (22h30).

O festival conta com financiamento estadual do Pró-Cultura RS.

Technobrass combina sonoridades de fanfarras e da música eletrônica

No show de encerramento do palco Avante, no domingo, a Technobrass reúne sopros, percussão e elementos eletrônicos, combinando sonoridades de fanfarras e da música eletrônica. O grupo nasceu em 2017, após diversos encontros entre os primeiros integrantes, nos anos anteriores, em blocos de rua como a Orquestra Voadora e o Technobloco – também conhecido como Tekinão, que estreou em 2017 no Rio de Janeiro apresentando covers de música eletrônica tocados por sopro e percussão (confira o vídeo).

“Decidimos criar um grupo e começamos tocando clássicos como Blue Monday [do New Order]. Depois fomos nos reunindo para improvisações, com ensaios mais regulares, compondo músicas autorais com instrumentos de fanfarra”, conta Marcelo Azevedo (surdo, percussões e sintetizador), que cita como referências a banda alemã MEUTE e a nova-iorquina Too Many Zooz.

Marcelo sobe ao palco do Avante com músicos oriundos dos blocos cariocas e de grupos de jazz: Alejandro Gomila (sax e flauta), Clément Mombereau (trombone), Gabriel Barbosa (bateria e SPD), Mariana Trigo (bombardino), Raphael Cardoso (trompete) e Tom Huet (tuba).

Desde 2019, a Technobrass já realizou três turnês pela Europa. No Rio de Janeiro, a banda se apresenta nas ruas e em casas noturnas, além de promover a festa Technobrass LIVE. Outra iniciativa em solo carioca é a Roda de Techno, que troca o samba por sonoridades fanfarrístico-eletrônicas.

“Vamos num bar tradicional de rodas de samba com nosso equipamento e sentamos em volta da mesa. Em vez do couro comendo, é o beat comendo. Aproveitamos para gravar os improvisos que surgem na roda. Já criamos bases para duas músicas novas. É divertido pra caramba”, conta Marcelo.

Em 2022, o grupo lançou um álbum homônimo – e prepara o segundo para 2024.

Confira a programação completa do Avante

11 de novembro de 2023 (sábado)

Palco Avante
14h00 Nego Joca
15h00 Savannah DJs
16h00 Super Vão ft Miri Brock e Viridiana 
16h50 Savannah DJs
17h30 Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo 
18h30 Ubunto DJ set 
19h00 Karina Buhr
20h00 Ubunto DJ set
20h30 Tom Zé
21h45 Strausz (live) 
22h45 Àttooxxá

Avante Club
16h00 Jojo x Lapax
17h15 Mari e Fritzzo
18h15 Posada x Marigas
19h45 Deize Tigrona com Chernobyl
21h00 Cocoa Mami e Hustla 
21h30 RaMeMes
22h30 Demi Riquísimo

12 de novembro de 2023 (domingo)

Palco Avante
14h00 Gau Beats
15h30 Inquilinas
16h15 Ialodê 
17h15 DJ Nyack
18h15 Da Guedes e Cristal 
19h30 Mc Luanna 
20h15 Trabalhos Espaciais Manuais e Di Melo 
21h30 FBC
22h45 Technobrass

Avante Club
15h30 Buiu e Milk Boom Rap 
17h30 If This Is
18h30 Coice x diesel
19h30 PV x Felix perf Babycruel
20h30 Brasil Grime Show 
21h30 Malka
22h30 Badsista

Festival Avante
Quando: 11 e 12 de novembro de 2023
Horário: 14h à meia-noite
Onde: FV 4° Distrito (rua Dr. João Inácio, 145 –Navegantes – Porto Alegre)
Ingressos à venda online
Mais informações no site e no perfil de Instagram do Avante

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

sábado, 11 a 12 de novembro de 2023

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?