Editorial | Revista Parêntese

Parêntese #198: Israel x Palestina | Diferenças | Faixas de Segurança

Change Size Text
Parêntese #198: Israel x Palestina | Diferenças | Faixas de Segurança Foto: Anton Maximov/Pexels

Hoje trazemos crônicas, reflexões e novidades literárias. Lá se vão 20 dias de conflito entre Israel e Palestina. Uma disputa tão antiga quanto complexa, como explica o professor Gabriel Adam em seu ensaio. Dando sequência ao seu inventário urbano, Fernando Seffner passeia pelas ruas de Porto Alegre listando prédios que têm mar ou algo de natureza em seus nomes.

Chega ao fim a crônica seriada de Cristiano Fretta. Com o dedo curado, após muitas reflexões na sala de espera, o personagem volta à rotina vendo os privilégios da classe média com outros olhos. Antonio Villeroy apresenta a segunda crônica da série Cadernos de Viagem, na qual um passeio no parque com seu cachorro desencadeia o texto sobre semelhanças e diferenças entre as nações europeias e a brasileira. 

Falando em diferenças, esta semana Luís Augusto Fischer escreve sobre as faixas de segurança de Princeton. Por lá, os ônibus param na faixa – e esperam o tempo que for até que todos os passantes cruzem a via –, afinal de contas, a preferência é do pedestre. E, num admitido “arroubo de coragem”, Juremir Machado da Silva republica uma crônica em que exalta Roberto Carlos. 

Não poderíamos deixar de pontuar que ontem começou a 69a Feira do Livro de Porto Alegre! Para entrar no clima da festa literária, apresentamos duas autoras que, em breve, autografam suas obras na Praça da Alfândega. 

Cinthia Dalla Valle nos presenteia com um conto inédito do seu segundo livro, Donas de si, que será autografado na Feira neste domingo (29/10), às 18h. Maria Avelina Fuhro Gastal resenha Mãe, eu tô sangrando, de Stela Rates, obra recém-lançada que terá sessão de autógrafos com a autora no sábado (04/11), às 18h. 

Por fim, temos uma novidade para compartilhar: na última quarta-feira rolou a estreia da newsletter Agora Vai, da Nathallia Protazio, cronista e colaboradora da revista Parêntese desde a primeira edição. A experiência de viver as cidades em busca de pertencimento será o mote principal das crônicas publicadas pela autora, que serão enviadas semanalmente a apoiadoras e apoiadores.

A newsletter é fruto de um projeto da Matinal viabilizado pelo Google News Initiative, no qual a Matinal oferece a tecnologia necessária para produtoras e produtores de conteúdo capitalizarem seus trabalhos de forma independente. Para se cadastrar na Agora Vai e apoiar a Nathallia, clique aqui

Boa leitura! 

RELACIONADAS
;
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.