Música | Reportagens

Três Marias celebram 10 anos de timbres plurais em “Não Se Cala”

Change Size Text
Três Marias celebram 10 anos de timbres plurais em “Não Se Cala” Foto: Vinícius Angeli

Bumba meu boi, coco, forró. Jongo, samba e ijexá. Alfaia, rabeca, sopapo. Caxambu, agê e ganzá. A pluralidade dos ritmos e instrumentos das Três Marias soma-se às vozes de Dessa Ferreira, Gutcha Ramil, Pâmela Amaro, Tamiris Duarte e Thayan Martins nas 19 faixas do álbum Não Se Cala, lançado no último domingo (10/9).

Ao longo de 1h13min, o quinteto apresenta o itinerário musical diverso que percorre desde 2013, reverenciando mestres e exibindo a potência de suas composições autorais. Concebido desde 2018 e gravado praticamente todo ao vivo no estúdio Pedra Redonda – liderado por Wagner Lagemann –, o álbum foi viabilizado por financiamento coletivo e tem produção musical de Guilherme Ceron em parceria com as Três Marias.

“É um disco que demandou muito cuidado em relação às sonoridades, por serem instrumentos e ritmos incomuns”, conta Pâmela. “Não usamos metrônomo em nenhuma música. Buscamos essa organicidade que as tradições ensinam pra gente – o que é algo decolonial, inclusive, ao optarmos pela pulsação da vida que a música traz”, complementa Dessa.

Mais de 20 artistas participam de Não Se Cala, incluindo nomes como Kika Brandão – integrante da primeira formação do grupo –, Diih Neques, Dona Conceição, Clarissa Ferreira, Nina Fola, Neuro Junior e Paola Kirst, aos quais se unem seis mestras e mestres do grupo: Adiel Luna (PE), Ìdòwú Akínrúlí (Nigéria), Loua Pacom Oulai (Costa do Marfim), Martinha do Coco (PE/DF), Paraquedas (RS) e Tião Carvalho (MA/SP).

“Além de ser um registro da nossa potência enquanto cinco mulheres que tocam juntas, com uma sintonia inexplicável, também é a construção coletiva de um espaço de convivência, com relações muito afetivas e poderosas de troca e aprendizado mútuo”, observa Gutcha, que atualmente vive em Macapá, ressaltando o interesse do grupo em se envolver com diferentes tradições musicais.

“Não é uma pesquisa estéril, pelo contrário. A gente se senta com as pessoas pra tomar café, brinca, ajuda a construir algo no quintal, suja os pés no barro… Isso nos transforma ao longo da nossa caminhada como instrumentistas, pessoas e ativistas”, completa.

O álbum começa com o peso de Mariê Mariô agradecendo aos guerreiros e guerreiras da cultura popular. Yagô Laroiê, composta pelo mestre Paraquedas, vem na sequência, antecedendo o cavaquinho de Pâmela e a homenagem à ancestralidade africana de Banto-Yorubá, que tem letra do sambista Mamau de Castro.

Em Santo Festeiro, as Três Marias trazem o bumba meu boi, com participação do mestre Tião Carvalho – relembre a entrevista sobre o clipe, que tem miniaturas produzidas por Thayan Martins e animações 3D de Tomás Piccinini.

Em Recado e Homem Foguete, as Três Marias criticam o machismo – Eu não aguento ter que ser donzela/ tentar ser sempre educada e me recatar/ – e comportamentos masculinos tóxicos: Se esse macho foguete chegar do meu lado/ se for tarado vai ter confusão/ Eu sou capoeira, tenho a minha turma/ Não queira que eu durma com o meu facão.

Não Se Cala segue intercalando ritmos e vozes ao longo das 13 faixas seguintes, em músicas como Pedido a Osun, Tartaruga, Ladainha / Dona Maria Como Vai Você?, Fuxiqueira, Toque de Beth e No Agora. A faixa-título encerra o álbum com os versos: Mandaram meu tambor se calar/ Povo negro não pode deixar a festa acabar.

Intimidade criativa

Foto: Vinícius Angeli

Para Dessa Ferreira, o álbum Não Se Cala consolida o papel crescente das composições autorais do grupo ao longo dos últimos anos, após um período inicial marcado por releituras: “As Três Marias é um espaço em que nos sentimos à vontade para trazermos nossas composições, em um contexto em que as mulheres ainda são pouco vistas como compositoras”.

“Estudamos musicalidades, o que nos faz estudar o Brasil, nós mesmas e de onde vem nossa diversidade enquanto pessoas negras, LGBT, indígenas, diversas, além de musicistas e artistas com outras possibilidades de atuação”, completa a cantora, instrumentista e produtora cultural, que hoje vive em São Paulo.

Ainda tocada pelo show de lançamento de Não Se Cala, realizado no dia 10 de setembro, no Afro-Sul Odomodê, Pamela Amaro ressalta a química do grupo dentro e fora dos palcos: “O mais bonito de todo esse processo é o nível de intimidade que conquistamos”.

Leia também:
Marias festeiras não se calam
Dessa Ferreira celebra a música afro-indígena contemporânea
Pâmela Amaro: “Estava cansada de ouvir canções sobre ‘negas’ que não têm nome”

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?