Editorial | Revista Parêntese

Parêntese #210: Indignação

Change Size Text
Parêntese #210: Indignação Foto: Arquivo pessoal

Seguimos reverberando os estragos da tempestade. Na edição de hoje, Marcia Benetti e Olga Falceto colaboram com textos indignados sobre o tempo em que Porto Alegre era demais e como a privatização de serviços como água e luz tornou o atendimento à população ainda pior. É preciso pensar, e colocar em prática, medidas para melhorar nossa cidade, de pequenos gestos, como recolher o lixo das ruas, a outros mais complexos. Um deles é escolher com consciência o candidato a ser votado no pleito municipal deste ano. 

No último capítulo da série sobre os gays e a ditadura militar no Rio Grande do Sul, Jandiro Koch pondera se os militares estavam, de fato, interessados em perseguir os LGBTQIAPN+. O que se tem certeza é que o foco principal de todas as perseguições eram os comunistas. 

Também encerra hoje a coluna Aqui na Gringa, de Luís Augusto Fischer. Acompanhamos o professor ao longo de sua jornada de seis meses em Princeton, New Jersey. Na última crônica da série, ele compartilha um passeio por dois museus de Washington – o Museu Nacional de Cultura e História Afro-Americana e o Museu Nacional do Índio Americano – e elogia a virtude dos estadunidenses em encarar seus fantasmas. Aqui, ainda estamos muito longe de fazer isso.

Juremir Machado da Silva pediu aleatoriamente para o chat GPT escrever um conto sobre uma agência de inteligência que espionava autoridades. A Agência SombraVigia e agente Smith compõem a trama cinematográfica.

No folhetim de Claudia Tajes, interrompido na semana passada devido a problemas técnicos do temporal, a narrativa segue com Áurea vibrando por seu ídolo na Arena. Larry aprende que abrir mão do seu orgulho pode ter lá suas recompensas. 

Para fechar, nossas recomendações de verão. As dicas de hoje são dois filmes. Leonardo Tkacz comenta Folhas de Outono, do diretor finlandês Aki Kaurismakï, disponível no Mubi. Já Rodrigo Mendes indica Monster, filme do diretor japonês Hirokazu Koreeda, em cartaz em cinemas da capital. 

Ah, em tempo, publicamos na Matinal News de quinta-feira, 25/01, uma crônica do nosso colaborador Fernando Seffner, que está em Buenos Aires e acompanhou o dia de greve geral. Não conseguiu ler no meio da correria da semana? A gente traz aqui de novo, acompanhado de um segundo texto, no qual o autor atualiza suas percepções, 24 horas depois.

Boa leitura! 

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.