#180 | JULHO DE 2023

Um balanço sobre a quantidade de leitores e de editoras no país, o preço de produção de um livro e a necessidade de lermos mais

Sempre procuro os números quando tenho dúvidas sobre o que escrever. Trabalhar com a escrita é o que me sustenta, e essa relação está cada vez mais intricada. Surge muita dúvida. Das dúvidas relevantes para trazer a público, uma que me veio recentemente inicia este artigo: se o livro é caro, como tem tanta editora no país?

O valor do livro

Deixa eu ver os fatos, separando a pergunta em duas, sendo a primeira: o livro é caro no Brasil? Pra quem compra, acho que sim, mas também é caro qualquer outro item que não seja de primeira necessidade (teatro, shows, passeios, viagens, sair e comer fora à noite, consumir bebidas alcóolicas etc.). O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada calculou que, em junho deste ano, os rendimentos médios mensais dos trabalhadores chegaram a quase 3 mil reais. Só que essa é a média. Até 2019, 70% dos brasileiros ganhavam até dois salários mínimos. Ou seja, a classe média, que teoricamente teria dinheiro para comprar, vai lá, um livro por mês, é grosseiramente uns 30% da população.

Agora, deixa eu me apresentar. Oi, tudo bem? Meu nome é Maiara Alvarez, sou produtora editorial e trabalho como microempreendora. Isso quer dizer que faço uma pá de coisa para ajudar pessoas e editoras a publicarem um livro: eu preparo o texto, eu diagramo, eu reviso, eu faço contato com a gráfica, eu providencio os registros necessários. E, para fins deste artigo, também quer dizer que estar presente em seminários, feiras e variados eventos do mercado editorial é de meu interesse.

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Também nesta edição
Ready for an adventure? Take a dive into my world of photography from exotic locations around the globe – from places like Zambia, Morocco, and more! All photos shot on the Canon EOS 5D. Feel free to reach out and connect with me!
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.