#180 | JULHO DE 2023

O autor reflete sobre as mudanças que as redes impuseram ao ofício da escrita

Escrever para a internet era melhor no começo dos anos 2000, certo? Não exatamente. Eu é que tinha 20 anos naquela época.

Esse é só mais um exemplo da chamada Lei Lebowitz, “sistematizada” pela comediante norte-americana Fran Lebowitz. Segundo ela, nossas descrições do passado são diretamente influenciadas pela idade. Se, aos 20, fomos energéticos e dinâmicos, tendemos a considerar o ambiente como… energético e dinâmico. Especialmente quando, mais velhos, já não estamos mais tão empolgados.

De qualquer forma, a produção de conteúdo online era radicalmente diferente naquela época. Ou até 5 anos atrás. Aliás, já deve ter mudado mais um pouco, enquanto você lê este texto.

Por um lado, a produção de conteúdo online muda o tempo todo. O problema é que essas mudanças não são tão diversificadas quanto parecem. Elas orbitam em torno de um só buraco negro, o capitalismo. Que, você sabe, não é só um sistema econômico. É uma construção civilizatória, com valores, expectativas, esperanças e medos muito particulares.

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Também nesta edição
Ready for an adventure? Take a dive into my world of photography from exotic locations around the globe – from places like Zambia, Morocco, and more! All photos shot on the Canon EOS 5D. Feel free to reach out and connect with me!
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.