#180 | JULHO DE 2023

O autor reflete sobre as mudanças sociais e a democratização da literatura

Parece que agora todo mundo pode ser escritor. Parece que tem mais escritores do que leitores. Qualquer um agora acha que pode publicar. 

Já ouviu alguma frase como essas? Bem-vindo: é o nosso mundo. De fato, vivemos uma explosão de livros, uma crise de superprodução, o surgimento de uma quantidade inabarcável de lançamentos de livros em tudo que é gênero, poesia, conto, romance, memória, crônica, hq, graphic novel. 

A existência do fenômeno é inegável; gostar ou não disso é com cada um e depende do ângulo a partir do qual se observa o quadro.

Para não cometer o tolo erro da soberba, imaginando que estamos vivendo uma crise inédita, sempre é bom começar indagando: alguma outra vez já não rolou algo parecido? 

Sim, já aconteceu de pessoas constatarem, gostando ou não, que havia livros demais, ou valor de menos em tanto livro. Talvez o primeiro momento tenha ocorrido de fato há uns 300 anos, não menos. 

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Também nesta edição
Ready for an adventure? Take a dive into my world of photography from exotic locations around the globe – from places like Zambia, Morocco, and more! All photos shot on the Canon EOS 5D. Feel free to reach out and connect with me!
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.